No sábado (03), uma importante ação foi realizada para a conscientização do ato de dar esmolas pode ocasionar. A Campanha Sinal Vermelho para a Esmola e Sinal Verde para a Cidadania foi realizada nas Ruas Rua Saldanha Marinho/Rua Marechal Deodoro, Rua General Gomes Carneiro e Rua Silva Paes, em Bento Gonçalves. O ato de dar esmolas pode acarretar na não utilização em benefício da pessoa, podendo manter o vício em álcool e outras drogas, deixando a pessoa mais vulnerável para questões de violência.
A coordenadora do Serviço de Proteção Especial, Simone Menegotto, destaca que a finalidade do trabalho social desenvolvido junto a população em situação de rua visa restaurar e preservar a integridade e autonomia desse público.
“Esse processo de trabalho exige escuta qualificada realizada pelos técnicos do SEAS (Serviço Especial de Abordagem Social) desenvolvido no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) através de reflexão, orientação, apoio e encaminhamentos a rede de serviços e benefícios socioassistenciais, bem como, outras políticas públicas conforme a realidade e necessidade de cada caso”.
O Secretário-adjunto, Wagner Dalla Valle, ressalta que “foram feitas a campanha em pontos onde tem mais pedintes, pessoas em situação de rua, conscientizando a população de que o município possui um equipamento e estrutura para oferecer o que essas pessoas mais necessitam. Temos a Casa de Passagem, o CRAS, o CREAS, onde podemos estar encaminhando para o mercado de trabalho, fazendo documentação, concedendo agasalho, um lugar para elas poderem dormir, auxiliar a sair dessa condição”.
Bento conta com a Casa de Passagem, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que atua por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). Através da abordagem, os profissionais buscam criar um vínculo de confiança, através da escuta qualificada realizada por equipe técnica, objetivando a reflexão, orientação e encaminhamentos conforme a realidade de cada caso, para a construção do processo de saída das ruas.
A Casa de Passagem oferece pernoite, acesso à higiene pessoal e alimentação e está localizada na rua Francisco Navarini, nº 136, bairro Maria Goretti, com horário de funcionamento das 19h às 07h.
O Serviço de Abordagem Social possui sua sede no CREAS (Rua Caetano Darolt, nº 434, bairro Progresso), desenvolvendo um trabalho de busca ativa e atendimento por demandas nas ruas da cidade. Atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 17h e em tempo integral para recebimentos de demandas no whatsapp (54)99222-8259.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Jose Martim Estefanon
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor