Dialogar com o motociclista, enfatizando sua vulnerabilidade perante os demais partícipes do trânsito. Esse é o objetivo da campanha assinada pelo Programa Vida no Trânsito, do qual fazem parte o DetranRS, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.
Cem ônibus urbanos da Capital estão circulando com mensagens da campanha na área traseira – este espaço é conhecido como busdoor. As mensagens são: “motociclista, sinalize com antecedência suas manobras. Pilote com segurança” e “motociclista, mantenha uma distância adequada. Pilote com segurança”. Ao lado, uma etiqueta de “frágil” remete à vulnerabilidade deste modal.
Na internet, outras mensagens serão agregadas à campanha, por meio de postagens no Facebook a partir desta quarta-feira, 13. O público-alvo é formado predominantemente por homens residentes na Região Metropolitana, com idade entre 18 e 34 anos.
O alto índice de motociclistas vitimados no trânsito é objeto de preocupação do Programa Vida no Trânsito. Em pesquisa aplicada neste ano junto a motociclistas da Capital, 20% dos respondentes afirmaram ter sofrido algum acidente de trânsito nos últimos 12 meses. A exposição ao risco pode ser explicada, entre inúmeros outros fatores, pela utilização sistemática e cotidiana da motocicleta: 90% dos participantes relataram que utilizam a moto em pelo menos cinco dias da semana.
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite
IGP-RS lidera ranking nacional de análise balística de armas e projéteis