Dialogar com o motociclista, enfatizando sua vulnerabilidade perante os demais partícipes do trânsito. Esse é o objetivo da campanha assinada pelo Programa Vida no Trânsito, do qual fazem parte o DetranRS, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.
Cem ônibus urbanos da Capital estão circulando com mensagens da campanha na área traseira – este espaço é conhecido como busdoor. As mensagens são: “motociclista, sinalize com antecedência suas manobras. Pilote com segurança” e “motociclista, mantenha uma distância adequada. Pilote com segurança”. Ao lado, uma etiqueta de “frágil” remete à vulnerabilidade deste modal.
Na internet, outras mensagens serão agregadas à campanha, por meio de postagens no Facebook a partir desta quarta-feira, 13. O público-alvo é formado predominantemente por homens residentes na Região Metropolitana, com idade entre 18 e 34 anos.
O alto índice de motociclistas vitimados no trânsito é objeto de preocupação do Programa Vida no Trânsito. Em pesquisa aplicada neste ano junto a motociclistas da Capital, 20% dos respondentes afirmaram ter sofrido algum acidente de trânsito nos últimos 12 meses. A exposição ao risco pode ser explicada, entre inúmeros outros fatores, pela utilização sistemática e cotidiana da motocicleta: 90% dos participantes relataram que utilizam a moto em pelo menos cinco dias da semana.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor