O leite é importante, especialmente, para prematuros internados que não podem ser alimentados diretamente pela própria mãe. A cada ano, no Brasil, são estimados 330 mil nascimentos de bebês prematuros ou de baixo peso, o que representa 11% das crianças nascidas no país. Com o leite materno, eles têm mais chances de recuperação.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a campanha é um incentivo para ampliar a doação. “Nossa palavra é de estímulo. É necessário que todos nós nos unamos para, além de reconhecer essa iniciativa, também estimular para que ela possa ser cada vez mais ampliada. É fundamental para a saúde das nossas crianças e quem investe na criança, investe no futuro, não há a menor dúvida.”
Na doação, qualquer quantidade de leite pode ajudar. Apenas 1 ml já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso. Todo leite doado é analisado, pasteurizado e passa por um processo de controle de qualidade antes de ser ofertado ao bebê internado nas unidades neonatais.
Covid-19
A recomendação do Ministério da Saúde é que as mulheres não deixem de doar mesmo em tempos de Covid-19.
Em 2020, mesmo com o novo coronavírus, o volume de leite doado foi 2,7% superior ao ano anterior. A partir da doação de 182 mil mulheres, foram coletados 229 mil litros de leite materno, sendo que 157 mil litros foram distribuídos, beneficiando 212 mil recém-nascidos. Isso representa 64% da real necessidade por leite materno.
“Mesmo durante um ambiente de uma emergência sanitária internacional da Covid-19, tivemos um aumento de 2,7%. Mas é preciso avançar ainda mais, a crise exige que muitos esforços sejam adotados para garantir informações qualificadas sobre a segurança da doação do leite materno”, explicou o ministro Marcelo Queiroga.
Quem pode doar
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.
Como doar
É preciso seguir as instruções do banco de leite sobre o preparo do frasco para guardar o leite materno;
Ter cuidados de higiene pessoal antes de iniciar a coleta, como usar touca ou lenço para cobrir os cabelos e colocar uma fralda de pano ou máscara sobre o nariz e a boca. Lavar as mão e braços até o cotovelo com água e sabão. Lavar as mamas apenas com água; e
Terminada a coleta, armazenar corretamente e ligar para o banco de leite mais próximo para se informar sobre a maneira de fazer a doação ou no número 136.
Rede
O Brasil tem a maior rede de bancos de leite humano do mundo, de acordo com o Ministério da Saúde. São 222 bancos e 220 postos de coleta em todo o país.
Fonte: Governo Federal
Espetáculo de Dança Inclusiva “com-passos ao vento” estreia neste sábado, às 8h30, na APAE, em Bento
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS, NO JUVENTUDE DA ENOLOGIA, EM BENTO GONÇALVES
VÍTIMA DE CRIME BRUTAL EM CAXIAS DO SUL É HOMEM E NÃO TINHA SINAIS DE TIROS