O município de Garibaldi está mobilizado para a realização de doação de órgãos, em especial de córneas. Na última terça-feira, 22 de novembro, foi realizado um treinamento com profissionais da área da saúde buscando capacitá-los para fazer a abordagem aos familiares, quando ocorrer o falecimento do ente querido, no qual decidirão a doação de córneas ou de outros órgãos. O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro Hugo Castilhos do Banco de Olhos de Caxias do Sul, no Auditório do Hospital São Pedro de Garibaldi.
A iniciativa da campanha visa principalmente alertar as pessoas para que manifestem aos familiares mais próximos, o desejo de ser doador de órgãos. Garibaldi já realiza campanhas de doação de sangue há muitos anos, e agora a ideia é chamar a atenção para outros órgãos, aumentando o número de doações locais, que agora é praticamente zero. A principal novidade é que o Hospital São Pedro está oferecendo a realização da doação de córneas, onde os profissionais do Banco de Olhos, se deslocam até o Hospital e fazem a captação das córneas.
Segundo o enfermeiro Hugo Castilhos do Banco de Olhos de Caxias do Sul, atualmente cerca de 37 gaúchos estão a espera de doação de córnea. Pode ser doador, toda a pessoa falecida entre dois e 80 anos de idade, que não apresente infecção generalizada, hepatite (B ou C) ou AIDS e que sinta a necessidade de ajudar o próximo. Para realizar a doação, é necessário apenas uma pessoa responsável para assinar a documentação. Se o doador for maior de 18 anos, é necessária a assinatura do esposo (a) ou parente de até 2º grau, pai, mãe, filhos, avós, netos ou irmãos. Caso o doador tenha menos de 18 anos, é necessária a assinatura da mãe, do pai ou do responsável legal pelo menor.
Para a Secretária da Saúde, Simone Agostini de Moraes, é uma satisfação dar início a este trabalho que começa com a conscientização das pessoas, mas que logo mais veremos os resultados. “Há um mês atrás fizemos um primeiro contato com o Banco de Olhos para lançar a proposta da campanha para incentivar as pessoas a doar órgãos e hoje já estamos dando mais um importante passo” reforça.
Para que haja resultados, é preciso uma ampla divulgação sobre o tema, onde cada pessoa possa expressar ao seu familiar, o desejo de ser doador de órgãos. “Temos registrado aproximadamente 20 óbitos por mês, se parte deste número vier a tornar-se doador, muitas pessoas poderão ser beneficiadas” finaliza Simone.
A Campanha de Doação de Órgãos é uma realização do LEO Clube e Lions Clube Garibaldi com o apoio da Prefeitura Municipal de Garibaldi, através da Secretaria da Saúde, Hospital São Pedro e Banco de Olhos.
Para mais informações entre em contato com o Banco de Olhos do Hospital Pompéia pelos telefones, (54) 3220-8023 ou (54) 99988-9550 ou pelo e-mail bancodeolhoshplions@pompeia.org.br
Fonte: Assessoria da Prefeitura de Garibaldi
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde