Campanha do Laço Branco é realizada na Câmara de Bento

Integrando os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, a Coordenadoria dos Direitos das Mulheres e o Centro Revivi, em parceria com o Poder Legislativo, realizaram a “Campanha Internacional do Laço Branco – Homens pelo fim da violência contra a Mulher” no dia 5, na Câmara de Vereadores. Na ocasião, foram distribuídos aos homens presentes laços brancos que têm como lema “Jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”.

No evento, foram entregues aos vereadores as camisetas da “Caminhada da Não violência contra a Mulher” para que as vestissem durante a Sessão.

Campanha do Laço Branco

No dia 6 de dezembro de 1989, um homem de 25 anos entrou armado na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá. Em uma sala de aula, ele ordenou que, aproximadamente, 50 homens se retirassem. Assassinou 14 mulheres e depois saiu atirando pelos corredores e outras dependências da escola, gritando “Eu odeio as feministas”. Depois se suicidou.

O crime, que ficou conhecido como o “Massacre de Montreal”, mobilizou a opinião pública daquele país, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. Assim, um grupo de homens canadenses decidiu organizar-se para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa violência. Eles elegeram o laço branco como símbolo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Arari Ballottin/ Coordenadoria e Revivi

error: Conteúdo Protegido