Mesmo com o coronavírus (Covid-19) em evidência no Brasil e no mundo, a Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves também alerta a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo. A primeira fase da Campanha de imunização, nas unidades de saúde, segue até o dia 13 de março. O público-alvo são crianças e adolescentes de 05 a 19 anos. Bento Gonçalves tem três casos suspeitos da doença em análise. Como prevenção já foram tomadas as medidas de bloqueio, com a vacinação de contatos próximos. O Município não tem registros da doença há mais de 30 anos.
A doença é grave e de alta transmissibilidade. Conforme dados do Ministério da Saúde, uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas que não estejam imunes. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus.
De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado na quarta-feira, 4, neste ano foram confirmados 338 casos de sarampo em oito estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará e Alagoas. Atualmente, 10 estados (incluindo Minas Gerais e Bahia com casos confirmados de 2019) estão com circulação ativa do vírus do sarampo. No momento, o país registra três óbitos por sarampo no Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Os dados correspondem à Semana Epidemiológica (SE) de 1 a 6 de 2020 (até 8 de fevereiro).
A mais efetiva forma de prevenção é a vacinação. Para ser considerada imunizada, a pessoa precisa ter o registro em caderneta conforme esquema vacinal. A rede pública de saúde disponibiliza gratuitamente vacinas com componente sarampo (Dupla Viral/Tríplice Viral/ Tetra Viral) à população de 6 meses a 49 anos de idade e para todos profissionais de saúde e demais pessoas envolvidas na assistência à saúde hospitalar, independente da idade.
Serviço:
O que: 1ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo – 2020
Quando: até 13/03/2020
Horários de Vacinação Das 07:30 às 11:00 e das 13:30 às 17:00 nos dia úteis
Onde: Durante os dias úteis (no horário comercial): nas Unidades de Saúde dos bairros (exceto as Unidades São Valentim, XV da Graciema, Maria Goretti, Tuiuty, Faria Lemos, São João e Cohab II).- No sábado – dia “D” da 1ª etapa (15 de Fevereiro): nas Unidades de Saúde dos bairros (exceto as Unidades São Valentim, XV da Graciema, Maria Goretti, Tuiuty, Faria Lemos, São João e Cohab II).
Quem: – 1ª Etapa: crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos de idade. Os pais devem levar obrigatoriamente a Carteira de Vacinação das crianças. As Unidades de Saúde farão a avaliação das carteiras de vacina.
Observação A UPA 24 Horas não irá aplicar vacinas durante a Campanha de Vacinação contra o Sarampo.
-A vacina é contraindicada para gestantes e crianças abaixo dos 6 meses de idade.
-Pessoas com imunodepressão deverão ser avaliadas e vacinadas segundo orientações do manual do CRIE.
-Mulheres em idade fértil devem evitar a gravidez até um mês após a vacinação.
-Em caso de esquema vacinal incompleto completar o esquema de acordo com a faixa etária.
Fonte: Central de Jornalismo da Rádio Difusora/Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS