A Campanha de imunização contra a gripe tem início no dia 4 de abril, em todas unidades de saúde, em Bento Gonçalves. A Secretaria da Saúde prevê a vacinação de cerca de 46 mil pessoas nos grupos considerados prioritários. A previsão é que a campanha termine no dia 3 de junho.
Com o objetivo de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, a vacinação contra a gripe é uma estratégia para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19. “É mais uma importante imunização que deve ser realizada pela população. Nossas equipes estão preparadas para mais esta etapa da vacinação. E em paralelo seguimos com a força tarefa para que todos completem a imunização contra covid-19”, destaca a secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio.
A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.
O dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 30 de abril. A campanha será realizada em duas etapas:
Primeira etapa – entre os dias 04/04 e 02/05
idosos com 60 anos ou mais;
trabalhadores da saúde;
Segunda etapa – entre os dias 03/05 e 03/06
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes e puérperas;
Povos indígenas;
Professores;
Comorbidades;
Pessoas com deficiência permanente;
Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
Funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade.
Crianças
No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
Proteção contra o sarampo
O Ministério da Saúde reforça também a importância da vacinação contra o sarampo. Para evitar surtos da doença, a campanha de vacinação em 2022 será focada em crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde.
“A campanha contra o sarampo será realizada no mesmo período da vacinação contra influenza, e é importante que os grupos procurem a unidade mais próxima para imunização”, ressalta a coordenadora do setor de imunização, Luiza Do Rosário.
As estratégias serão realizadas de forma concomitante à Campanha de Vacinação contra Influenza:
Vacinação dos trabalhadores da saúde – juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza: 04 de abril a 30 de abril;
Campanha de Seguimento contra o Sarampo – juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza: 02 de maio a 03 de junho de 2022.
A partir do dia “D, 30 de abril, a vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra o sarampo passará a ser contemplada.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves