Campanha de vacinação contra gripe inicia na próxima segunda em Bento

A Secretaria da Saúde inicia segunda-feira,23, a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A imunização, que costuma ser feita em abril, foi antecipada por conta da pandemia do coronavírus. A campanha segue até o dia 22 de maio, com o dia D de mobilização nacional marcado para 9 de maio.

O objetivo da antecipação da campanha é evitar o aumento de doenças respiratórias.

Nesta primeira fase a vacina será oferecida para os idosos acima de 60 anos e para os trabalhadores da saúde, nas Unidades de Saúde do Município.

Importante saber:

As Unidades de Saúde da Cohab II, Maria Goretti, São João, São Valentim e XV da Graciema não vacinarão durante a campanha.

O Espaço de Saúde do Idoso realiza a vacinação do dia 23 até o dia 25 de março, após esta data a Unidade será fechada como forma de prevenir o Coronavírus.

A mesma medida será tomada nas unidades do interior, e os profissionais remanejados para a UPA.

Obs: as pessoas que não se enquadram nos grupos prioritários do Ministério da Saúde deverão procurar a vacina nas clínicas privadas.

As pessoas portadoras de doenças crônicas, em atendimento no Sistema Único de Saúde, rede privada ou conveniada necessitam apresentar uma prescrição médica, ou xerox de uma receita atualizada (2019/2020) que comprove a sua condição de paciente portador de doença crônica. Este documento deverá ser apresentado no dia da vacinação. Os pacientes em acompanhamento nos programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde – SUS, devem se dirigir ao posto onde são atendidos regularmente para receberem a vacina. Caso no local de atendimento não tenha uma sala de vacina, estes, também, deverão buscar a prescrição médica com antecedência ou apresentar para vacinação cópia da receita atualizada (2019/2020) (Xerox) que comprove a sua condição de paciente portador de doença crônica.   A prescrição médica, ou o xerox da receita atualizada (2018/2019) que comprove a condição de paciente portador de doença crônica ficará retida na unidade de saúde a onde for realizada a vacinação.   NA PRESCRIÇÃO MÉDICA DEVERÁ CONSTAR O NOME DA DOENÇA OU A QUE CATEGORIA DE RISCO PERTENCE PARA INDICAÇÃO DA VACINA DA INFLUENZA  

Fases da Estratégia Grupos prioritários Data para iniciar a vacinação por grupo
1ª fase – Idosos (60 anos e mais) – Trabalhadores da saúde 23/03/2020
2ª fase – Professores das escolas públicas e privadas – Profissionais das forças de segurança e salvamento – Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais 16/04/2020
3ª fase – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (devem levar a carteira de vacinação) – Gestantes (devem levar a carteira de gestante) – Puérperas – Povos indígenas – Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas – População privada de liberdade – Funcionários do sistema prisional – Adultos de 55 a 59 anos de idade 09/05/2020

Categorias de risco clínico com indicação da vacina influenza, 2019.

Categoria de risco clínico Indicações
Doença respiratória crônica Asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave); DPOC; Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão arterial Pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.
Doença cardíaca crônica Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca.
Doença renal crônica Doença renal nos estágios 3,4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise.
Doença hepática crônica Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose.
Doença neurológica crônica Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave.
Diabetes Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.
Imunossupressão Imunodeficiência congênita ou adquirida Imunossupressão por doenças ou medicamentos
Obesos Obesidade grau III.
Transplantados Órgãos sólidos; Medula óssea.
Portadores de trissomias Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras trissomias.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Arquivo Ascom

error: Conteúdo Protegido