A campanha lançada no dia 20 de março, com o objetivo de montar um centro de atendimento para o Coronavírus em Garibaldi, obteve um resultado surpreendente. Em uma semana de arrecadação, foram recebidos em conta bancária do Hospital R$ 881.753,00. Esses valores são oriundos de 634 doadores, desde pequenos valores até montantes expressivos. Todos foram importantes para dar volume à campanha.
Participaram empresas, cooperativas diferentes tipos de entidades, instituições bancárias, Poder Judiciário da Comarca de Garibaldi, grupos religiosos, grupos de amigos, times de futebol, famílias, condomínios e inúmeros doadores anônimos, de Garibaldi e microrregião. Nesse montante, não estão somados os valores oriundos das Prefeituras de abrangência do Hospital, que também contribuíram decisivamente para a equiparação completa.
Até o momento, o recurso já foi empregado da seguinte forma:
1) Aquisição de três respiradores, tema principal da campanha, que somados aos cinco que o hospital já possuía, agora conta com oito disponíveis;
2) Montagem de dez novos leitos, sendo que o Hospital passa dos atuais 63 para 73 leitos. Desses, seis estarão preparados para funcionar como UTI – Unidade de Terapia Intensiva, com camas especiais, bombas de infusão que servem para dar precisão às dosagens de medicamentos e nutrição, monitores de sinais vitais, além dos respiradores. A Direção do Hospital destaca que a UTI depende de autorizações dos Governos Estadual e Federal para entrar em funcionamento, o que já está em tratativas;
3) Obras de infraestrutura: A área que estava em obras para a nova Maternidade do Hospital foi escolhida para ser o espaço para internar os pacientes com coronavírus. A expectativa é de finalização da obra, que está em ritmo acelerado, dentro de 30 dias.
4) Instalação de quatro máquinas de ar condicionado, com 9000 btus cada, para a UCI – Unidade de Cuidados Intensivos;
5) Melhoria na central de gás do Hospital, com a produção de ar medicinal na tubulação interna, assim não é mais necessário levar os cilindros manualmente aos quartos;
6) Melhoria na central de vácuo, que também será por dutos em cada leito do hospital, substituindo os aspiradores elétricos atuais. Isso evitará a contaminação de colaboradores e pacientes;
7) Aquisição de dois monitores, dez oxímetros de dedo e enxoval completo para os novos leitos;
8) Reforço no estoque de materiais e medicamentos que serão utilizados em casos de complicações devido a pandemia, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).
Para a aplicação dos recursos, foi montado um comitê de gerenciamento composto pelas lideranças administrativas e clínica do Hospital Beneficente São Pedro, em conjunto com representantes do Rotary Club de Garibaldi, entidade que coordenou a parte prática da campanha. Este grupo irá acompanhar a utilização dos valores e divulgar notas à comunidade periodicamente.
Conforme os organizadores, o momento é de agradecer imensamente à comunidade, cuja participação foi acima do esperado, mostrando o espírito solidário e de cooperação.
Embora a campanha encerre essa etapa inicial, a conta do Hospital permanece disponível, a qualquer tempo, para quem quiser efetuar sua doação e colaborar neste momento tão delicado que vivemos. Os dados para depósito são: Hospital Beneficente São Pedro – CNPJ 90.052.804/0001-27, Cooperativa Sicredi, Banco 748, Agência: 0167 e Conta Corrente 45319-2.
Fonte: Rotary Clube Garibaldi
Com queda nos índices de mortes violentas, primeiro semestre de 2025 aponta para um ano mais seguro que 2024
Rio Grande do Sul tem recorde em abertura de empresas no primeiro semestre de 2025
Sicredi disponibiliza R$ 68 bilhões no Plano Safra 2025/2026