A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, divulgou na manhã deste sábado, a decisão de suspensão das duas audiências públicas para discussão das mudanças do Plano Diretor do município, que ocorreriam na próxima semana.
As audiências estavam previstas para ocorrer na segunda, dia 12, e quinta-feira, dia 15, no anfiteatro da Fundação Casa das Artes e no Plenário da Câmara, e fazem parte do cronograma de tramitação do projeto o PLC nº 10, que trata das alterações do Plano Diretor.
Conforme o presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem Estar Social, vereador Anderson Zanella, a decisão pela suspensão se deu por fatos ocorridos na primeira, das três audiências previstas, realizada na última quinta-feira, dia 8, no Vale dos Vinhedos. “Foi deixado de lado pela maioria dos participantes, o debate sobre as proposições apresentadas e onde o nível da discussão chegou em muitos momentos em tons agressivos, em gestos agressivos inclusive, desvirtuando do real objetivo, do verdadeiro escopo, que é a participação popular no debate, da democracia, então querendo restabelecer a ordem tomamos a decisão de suspender as audiências neste momento”.
Na sexta, dia 9, entidades ligadas aos setores de arquitetura, urbanismo e engenharia, já haviam divulgado uma carta aberta pedindo a suspensão dos trâmites. Segundo a carta, o que era para ser uma alteração pontual e retificadora, passou a se constituir uma revisão do Plano Diretor Municipal, e que haveria equívoco da prefeitura ao remeter a solicitação de alteração da composição do COMPLAN diretamente à Câmara de Vereadores.
O vereador ainda ressaltou que a tendência é de que as audiências sejam retomadas futuramente, e que a suspensão não tem relação com a carta aberta divulgada pelas entidades, “entendemos a manifestação do COMPLAM, mas o que levou a essa decisão foi realmente o com portamento e o baixo nível do debate na última quinta-feira”. finalizou
Central de Jornalismo Difusora
Confira as orientações para o Enem 2024
Consulado da Itália convoca requerentes de cidadania para agendar atendimento
Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 127 milhões