Há oito anos a Casa utiliza as ferramentas tecnológicas para divulgação de dados no site, e desde então, Câmaras de outros municípios estiveram em Bento para buscar orientações de implantação do sistema
A Câmara Municipal de Bento Gonçalves tornou-se uma referência para as demais Casas Legislativas do estado, no que tange as boas práticas de transparência. Há oito anos a Casa utiliza as ferramentas tecnológicas, Portal Modelo e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl) para divulgação de dados no site, e desde então, diversas Câmaras Municipais do estado já estiveram na Casa buscando orientações e informações para implantarem esse sistema.
A mais recente, foi a Câmara Municipal de Butiá que nessa terça-feira (2), esteve em Bento Gonçalves representada pelo seu presidente, vereador Leandro Montenegro da Silva (PT), acompanhado de seus servidores do setor Jurídico e Legislativo.
Na oportunidade, os visitantes foram recebidos pelo presidente da Casa, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB) e, pelos servidores do departamento Legislativo, Jurídico e de Tecnologia em Informática. Scussel acredita que o fato da Câmara adotar uma postura de gestão que busca ir além do que a Lei da Transparência exige, tem sido o diferencial no trabalho que é realizado pelos servidores da Casa.
“Nosso diferencial está em oferecer para a população uma melhor experiência de acesso à informação no site, por meio de parcerias com o Senado e Interlegis, sem custos já que assim evitamos a terceirização desses serviços, e essa troca de experiências entre os legislativos resulta em crescimento e também melhora o atendimento à população”, salienta o presidente.
Essa postura de gestão já resultou na premiação do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul pelas boas práticas de transparência e também, no reconhecimento como a segunda melhor do estado no quesito transparência na internet.
Segundo Rogério Frá, servidor responsável pelo departamento de Tecnologia em Informática, esse suporte, facilita a pesquisa dos usuários por informações de trabalhos realizados na Câmara oferecendo a simplificação da pesquisa da legislação municipal por meio da compilação das leis, que permite a pesquisa da lei original e suas modificações, entre outros. “Hoje, formamos mais um elo dessa corrente legislativa que busca experiências, de como a tecnologia pode ajudar para uma melhor comunicação entre a comunidade e o Legislativo”, destacou Frá.
Entre as melhores práticas de transparência, estão as ferramentas que facilitam a pesquisa das matérias legislativas bem como a possibilidade da população acompanhar a tramitação dos projetos por e-mail, as sessões por áudio e vídeo, consulta da produção legislativa de cada parlamentar, entre outros aspectos que tornam ainda mais transparente as ações da Casa.
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha