Na manhã desta segunda-feira, dia 6, a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem Estar Social, da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, presidida pelo vereador Marcos Barbosa, se reuniu para traçar o cronograma de trabalho relacionado ao Plano Diretor do município.
A partir desta terça, dia 7, as emendas parlamentares começam a ser recebidas para análise e debate da comissão. A primeira audiência Pública para debater o Plano Diretor ocorre no dia 23 de novembro. Até lá os vereadores irão analisar o plano e encaminhar suas emendas à comissão. A comunidade em geral também pode participar dos debates encaminhando seus pedidos a comissão ou a algum vereador.
O presidente da comissão, vereador Marcos Barbosa, destacou que a audiência tem o objetivo de deixar claro para a comunidade as mudanças do Plano Diretor “nessa audiência queremos mostrar o que o Plano Diretor tem hoje, e o que ele apresenta de mudança pra nossa cidade e posterior a isso ver as mudanças que a comunidade exige, e também os vereadores, e a partir daí debater todas as emendas para depois dar os encaminhamentos de votação. Acredito que será bem tranquilo eu acho que o plano vem a somar ao crescimento e desenvolvimento da cidade e acho que vamos chegar a um acordo para que fique a contento da comunidade, das entidades e dos vereadores”.
A revisão do Plano Diretor do município foi contratado em 2015 via Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e traz algumas polêmicas, como a liberação de construção para edifícios de até dez pavimentos no bairro São Bento, o que foi vetado pelo Poder Executivo, limitando a somente dois pavimentos, e o aumento de 14 para 16 andares em outros bairros, como o Centro.
Na terça-feira a Associação dos Engenheiros e Arquitetos Região dos Vinhedos (AEARV) entregará seu posicionamento aos parlamentares. A entidade fez detalhados estudos e debates acerca das proposições para o Plano Diretor do município.
Com o novo Regimento Interno da Câmara de Vereadores as 12 comissões existentes foram extintas, sendo criadas apenas três comissões permanentes:
Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final: Titulares: Gustavo Sperotto (Presidente), Marcos Barbosa (Vice-presidente), Rafael Pasqualotto, Eduardo Virissimo, Volnei Christofoli, Agostinho Petroli. Suplentes: Jocelito Tonietto; Neri Mazzochin, Anderson Zanella, Sidinei da Silva;
– Comissão de Orçamento, Finanças e Contas Públicas: Titulares: Volnei Christofoli (Presidente), Rafael Pasqualotto (Vice-presidente), Marcos Barbosa, Agostinho Petroli, Gustavo Sperotto, Anderson Zanella. Suplentes: Jocelito Tonietto, Neri Mazzochin, Eduardo Virissimo, Sidinei da Silva;
– Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social: Marcos Barbosa (Presidente), Rafael Pasqualotto (Vice-presidente), Eduardo Virissimo, Gustavo Sperotto, Neri Mazzochin e Volnei Christofoli. Suplentes: Jocelito Tonietto, Anderson Zanella, Sidinei da Silva
Audiência Pública sobre deslizamentos na região e cheias do Rio das Antas é realizada no Salão Comunitário da Linha Alcântara, no interior de Bento Gonçalves
ADOLESCENTE MORRE EM ACIDENTE DE MOTO NA ZONA NORTE DE CAXIAS DO SUL
GUARDA CIVIL MUNICIPAL RECUPERA MOTO FURTADA NO EUCALIPTOS, EM BENTO GONÇALVES