Câmara Bento avança na digitalização de matérias legislativas e valoriza a documentação histórica

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves está dando mais um passo importante na modernização de seus processos e na preservação da sua memória institucional. Por meio de uma iniciativa do Departamento Legislativo, está em andamento a digitalização de matérias legislativas históricas, com o objetivo de ampliar a transparência, facilitar o acesso à informação e valorizar o acervo documental do Parlamento Municipal.
A digitalização deve seguir até a década de 1940

O processo teve início com os documentos produzidos a partir do ano de 1997. Até o momento, já foram digitalizados os materiais referentes aos anos de 1997, 1996 e 1995, e o trabalho de digitalização do ano de 1994 está em andamento. Além disso, todas as matérias produzidas entre 1998 e 2025 já se encontram disponíveis no site da Câmara, acessíveis à população (acesse aqui https://sapl.camarabento.rs.gov.br/).

A ação contempla mais de 500 documentos já digitalizados, entre Projetos de Lei, Projetos de Resolução, Requerimentos, Propostas de Emenda à Lei Orgânica e outras proposições legislativas, tanto de autoria do Poder Legislativo quanto do Executivo. Ao disponibilizar esses conteúdos de forma digital, a Câmara reforça seu compromisso com a transparência e com o fortalecimento do processo democrático.

Para o presidente do Legislativo, vereador Anderson Zanella (Progressistas), o projeto é um marco na valorização da história do Parlamento e no respeito ao cidadão. “Toda matéria Legislativa que aqui passa, ela é histórica. Ela foi lei, ela foi encaminhamento, e toda a história precisa ser acessível e ter acesso não só a nós legisladores, mas a toda comunidade”, destacou Zanella.

Além de promover o resgate histórico das ações do Legislativo, a iniciativa também traz economia significativa aos cofres públicos. Com o trabalho desenvolvido pelo Departamento Legislativo e por uma estagiária do setor, não será necessária a contratação de empresa externa, o que geraria gastos superiores a R$ 120 mil.

A digitalização dos documentos deve seguir até meados da década de 1940, alcançando um importante marco na preservação da história política e legislativa de Bento Gonçalves. Para a Câmara, mais do que arquivar documentos, trata-se de garantir que o passado continue acessível, contribuindo para uma sociedade mais informada e participativa.

Câmara Municipal: portas abertas para Bento

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação – Câmara de Vereadores

error: Conteúdo Protegido