Valerio Caruso mostrou-se admirado com as ações apresentadas durante reunião no gabinete da reitoria
Em outubro do ano passado, no encerramento da 23ª Settimana Della Lingua Italiana na Universidade de Caxias do Sul, o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, incentivou o protagonismo da Universidade na celebração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, Caruso foi novamente recepcionado na UCS, desta vez para conhecer o calendário de eventos criado pela Universidade alusivo ao sesquicentenário, o qual ele conceituou como “um trabalho extraordinário”.
A UCS começou ainda em 2023 a organizar as ações e eventos dos 150 anos, celebrados em 2025. Já no próximo mês de março ocorre o primeiro de uma série de lançamentos editoriais, apresentações culturais e seminários. O reitor Gelson Leonardo Rech apresentou no gabinete da reitoria o calendário 2024-2025. Ele explicou que a UCS, por meio do seu Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC), assumiu o compromisso de organizar as ações do sesquicentenário junto a prefeituras, entidades e grupos locais interessados. “Estamos agora dando um outro passo, apresentando a vocês (Consulado) essa proposta, a fim de estreitar nossa parceria nesta celebração”, comentou Rech. Caruso colocou-se à disposição para viabilizar algumas ações do calendário, que para ele é inspirador. “Um modelo que sem dúvida pauta ações do Governo do Estado para os 150 anos”, comparou.
Também participaram do encontro de quinta-feira o cônsul Honorário Italiano em Caxias do Sul, Gelson Castelan, a assessora consular de Caxias, Karin Grazziotin, a pró-reitora de Graduação, Terciane Ângela Luchese, o diretor do IMHC, professor Anthony Beux Tessari, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UCS, professor Roberto Radünz, e a coordenadora da Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS), Simone Côrte Real Barbieri.
Passado e futuro
Ao mesmo tempo em que ficou positivamente surpreendido com o calendário de eventos comemorativos aos 150 anos da imigração italiana no RS apresentado pela UCS, o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, sugeriu um olhar também para o futuro. “Não é o momento de somente relembrar e valorizar a imigração italiana, mas também de buscar resultados para o futuro. Imagino que ampliar os acordos entre as universidades comunitárias gaúchas e as universidades italianas seja um bom caminho nesse sentido, promovendo intercâmbios e troca de alunos. É uma maneira de perpetuar a relação fraterna entre os italianos e seus descendentes no Estado”, observou Caruso. O reitor Gelson Leonardo Rech prontificou-se a levar a proposta ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
Fotos: Fabiano Finco
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves