A Rádio Difusora continua acompanhando a repercussão dos pagamentos do benefício do auxílio emergencial do Governo através da Caixa Econômica Federal. Após abertura de inquérito pelo MPF de Bento Gonçalves a emissora solicitou um posicionamento ao órgão de como tem sido o combate a eventuais irregularidades.
Veja a nota oficial:
A CAIXA informa que atua de forma conjunta com os órgãos de segurança pública para mitigar riscos de fraudes e garantir um nível adequado de segurança no pagamento do Auxílio Emergencial. Sempre que detectada suspeita de crime, a Polícia Federal é acionada e recebe todas as informações para as investigações e intervenções necessárias. São utilizados procedimentos e tecnologias de ponta para prevenir e remediar as ameaças com foco em manter adequado nível de segurança para os clientes e beneficiários do Auxílio Emergencial.
A CAIXA esclarece que informações sobre eventos criminosos em suas unidades são repassadas exclusivamente às autoridades policiais, e ressalta que presta irrestrita colaboração nas investigações.
Eventuais contestações de saques podem ser formalizadas pelo beneficiário diretamente em qualquer agência da CAIXA. Para os casos em que houver comprovação de saque fraudulento, o beneficiário será devidamente ressarcido.
A reportagem ainda solicitou informações de quais orientações podem ser repassadas para aquelas pessoas que não tiveram aprovação do benefício e teriam por direito que estarem entre as contempladas.
A CAIXA informa que a análise é feita pela Dataprev, instituição do Governo Federal responsável por verificar se o cidadão cumpre todas as exigências previstas na lei. Uma vez concluída a análise e retornando como “aprovada”, a liberação do recurso é realizada pela CAIXA.
As respostas estão disponíveis para consulta através do app Caixa Auxílio Emergencial, do site auxilio.caixa.gov.br ou da central telefônica exclusiva 111. Em relação ao acesso à internet, as operadoras de telefonia móvel estão disponibilizando os aplicativos Auxílio Emergencial e CAIXA Tem com navegação gratuita, assim todo brasileiro pode navegar no seu smartphone gratuitamente nestes aplicativos.
Para aqueles que tiverem interesse de devolução do benefício por terem recebido de forma irregular os procedimentos são do Ministério da Cidadania através deste LINK.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Diocese de Caxias do Sul participa do Seminário Regional da Campanha da Fraternidade 2025 em Porto Alegre
Setor Juventude da Diocese de Caxias participa da última reunião do ano do Serviço de Evangelização do Regional Sul 3 da CNBB
Diocese de Caxias do Sul realiza primeira edição do Bazar Solidário Cáritas no dia 16 de novembro