Os últimos 20 dias têm sido de intenso trabalho de resgate em localidades rurais de Bento Gonçalves que sofreram deslizamentos em função das fortes chuvas. 1051 pessoas foram resgatadas das áreas de risco. Além disso, mais de 200 animais também foram salvos em diferentes comunidades do interior. Um exemplo desse trabalho ocorreu na última sexta-feira (17), quando o Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves recebeu um vídeo de um animal que estaria numa área de alto risco. A equipe, então, se dirigiu até o local de difícil acesso, conhecido por Linha Jaboticaba.
Ao chegar no destino os profissionais se depararam com uma casa danificada e uma cadela nos arredores da área. Após o resgate, o animal foi entregue para a equipe do Departamento do Bem-Estar Animal- Bento Pet, ficando sob os cuidados da equipe até esta segunda-feira (20), quando foi entregue para o tutor.
O responsável por Sol é o caminhoneiro Jair de Almeida Rodrigues, que ficou mais de duas semanas separado de sua cadelinha de estimação. Na manhã desta segunda-feira, no entanto, a angústia chegou ao fim. Rodrigues foi até o Bento Pet reencontrar a cadela, e logo que adentrou no espaço, Sol, de pronto, foi correndo em sua direção. O entusiasmo tomou conta do ambiente.
“Esse é um momento de muita alegria, pois o local onde temos o sítio, e que ela estava, já não tem acesso, e se não fosse pelos bombeiros certamente eu não estaria com a Sol hoje. Eles fizeram um grande trabalho e sou muito grato a todos, a quem salvou ela e também por essa equipe que cuidou dela nesses dias”, celebra.
O capitão do Corpo de Bombeiros, Gustavo kist, esteve a frente da operação e destacou sobre o resgate.
“Esse animal foi salvo no 17º dia de operação, e se encontrava num espaço de terra onde havia uma residência colapsada. Tivemos que fazer a travessia até o local através de uma embarcação, numa operação realmente complexa. O traslado dela até Faria Lemos também foi de risco, pois a água do rio estava bastante forte”.
O capitão ressalta ainda que “foi de extrema importância esse salvamento, porque motiva, reanima e ressalta o nosso trabalho. Todos estamos bastante cansados, mas isso nos revigora, nos traz um novo ânimo. Estamos na atuação das buscas, então ilumina bastante o caminho. Nós temos o lema de não deixar ninguém pra trás e essa é uma materialização desse lema”.
A veterinária e coordenadora do Bento Pet Débora Zaro comenta que “recebemos com muita alegria a Sol com saúde e forte. Logo que ela chegou até a gente analisamos seu estado físico, como sempre fizemos com cada animal encontrado. Ela estava muito bem e ficou sub a nossa tutela nesses dias, até a encontrarmos o seu dono”.
Mais informações sobre os animais resgatados podem ser consultadas através do WhatsApp do Bento Pet, 54- 992744262.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves