Desde 11 de março deste ano, os eleitores de 50 municípios do Rio Grande do Sul foram convocados a comparecerem aos Cartórios Eleitorais ou Centrais de Atendimento ao Eleitor de suas cidades para fazer o cadastramento biométrico e a atualização de dados no cadastro eleitoral. Quem não se apresentar à Justiça Eleitoral durante o período determinado – confira o prazo para cada localidade – terá seu título eleitoral cancelado. Nesta quarta-feira (17), o período terminou para os municípios de Sananduva e Sobradinho.
Os cidadãos devem estar munidos de documento de identidade e comprovante de residência. A convocação é destinada a todos os eleitores das cidades listadas que ainda não realizaram a coleta da biometria. Aqueles que já efetuaram o cadastro biométrico, ainda que fora de seu domicílio eleitoral, estão dispensados.
“Os eleitores devem comparecer com antecedência aos postos de atendimento, para evitarem filas, no final do prazo”, afirma o gerente do Projeto Biometria do TRE-RS, Martinho Marchi. A chamada é especialmente importante para os eleitores de Portão, Esteio, Carazinho, Charqueadas, Guaíba, Itaqui, São Luiz Gonzaga, Osório, Rosário do Sul, Torres, Camaquã e Rio Pardo, cidades que têm apresentado os menores índices de comparecimento.
Outros 21 municípios, inclusive Porto Alegre, só terão seus eleitores convocados obrigatoriamente em 2021. Contudo, já é possível fazer a biometria nessas cidades. Desta forma, evita-se filas e faz-se com que o procedimento seja mais rápido. A biometria é responsável por uma garantia ainda maior de segurança no voto.
Acompanhando a agilidade trazida pelos smartphones, a Justiça Eleitoral oferece o app E-Título. O software está disponível na Google Play e na Apple Store, de forma gratuita. O E-Título substitui o título eleitoral, com algumas funcionalidades adicionais que uma versão digital do documento permite. Nele, é possível conferir todos os dados atualizados do eleitor, inclusive se há ou não a necessidade de fazer a biometria.
O sistema de agendamento do atendimento, disponível no site do TRE-RS, também agiliza esse processo. A ferramenta informa, ainda, se os cidadãos precisam ou não comparecer aos postos de atendimento, bem como se há alguma multa a pagar por ausência a eleições anteriores.
Veja a situação nos 497 municípios do estado
Fonte: TRE-RS
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa