Velho Alambique, de Santa Tereza, chega a duas décadas de existência produzindo mais de 30 mil litros da bebida por ano e atendendo mais de 10 estados brasileiros
Estar atento às novas oportunidades e tendências de mercado foi o que levou a cachaçaria de bebidas orgânicas Velho Alambique, de Santa Tereza, na Serra Gaúcha, a alavancar os negócios nos últimos anos. Completando duas décadas de existência neste mês de agosto, desde 2016 a empresa obteve crescimento superior a 80% no faturamento e na produção, que hoje é de mais de 35 mil litros da bebida por ano – alcançando consumidores, lojistas e distribuidores de mais de 10 estados brasileiros.
O crescimento se deu quando, atento às movimentações do mercado, o Diretor e Proprietário da Velho Alambique, Ivandro Remus, percebeu que era necessário ampliar a carta de bebidas oferecida pela cachaçaria. Foi quando decidiu investir em outros tipos de madeira e de envelhecimento, além de buscar fornecedores de barricas, ainda em 2016. “Podemos ter outros aromas e diferentes sabores. Cada pessoa gosta de um tipo de cachaça e, quanto maior o número de produtos, maior a possibilidade de angariar novos clientes”, explica. Para 2022, o objetivo é investir ainda mais em novos sabores de cachaça e alcançar um crescimento de mais 20% ainda neste ano. “Em setembro receberemos novas barricas de carvalho americano, para ampliar ainda mais o número de clientes”, comenta.
Apesar do grande salto nos últimos tempos, os movimentos que fizeram com que a empresa crescesse começaram há cerca de 15 anos. “Em 2007 recebemos o selo nacional de produto orgânico, o que nos permitiu participar de feiras e eventos deste segmento e nos possibilitou a fazer contatos com potenciais clientes e colegas do setor”, conta. Participante dos projetos de Alimentos e Bebidas do Sebrae RS de acesso a novos mercados há mais de cinco anos, o empreendedor afirma que a organização teve grande importância na história da empresa, apoiando em consultorias e fazendo com que o negócio esteja presente em eventos que possam gerar conhecimento e novas possibilidades de negócios. Apenas neste ano a empresa já participou das feiras Anufood Brazil, Apas Show, Bio Brazil e Expocachaça – todas de âmbito nacional –, além de já ter garantido presença para a Expointer 2022, que acontece no final de agosto.
Para a gestora de projetos de A&B do Sebrae RS, Francine Danigno, a empresa é um case de sucesso no que diz respeito ao uso de oportunidades para melhorias no negócio. “Além disso, Ivandro está sempre atento às novidades do projeto. Quando aparece uma oportunidade, ele pergunta como pode encaixar a empresa no que foi apresentado. Para ser inovador, é preciso ter curiosidade sobre o novo e isso ele tem isso de sobra!”, destaca.
A expansão dos últimos anos permitiu com que a empresa inaugurasse uma nova fábrica no ano passado. No novo espaço, a Velho Alambique passou a receber visitantes, mostrar o processo de fabricação e oferecer degustação da bebida orgânica, tornando-se um ponto de turismo na Linha Nova Capanema, em Santa Tereza.
Saiba mais:
Instagram: @velhoalambiquecachacaria
Endereço da Velho Alambique: Linha Barão de Capanema- s/n Interior, Santa Tereza
Fonte: Sebrae-RS
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21