A proximidade das festas de fim de ano – época tradicionalmente marcada pelo aumento nas vendas – faz soar no comércio um sinal de alerta: é preciso encontrar rapidamente caminhos que potencializem os negócios, especialmente em um ano marcado pela retração econômica. Diante desse desafio, agir em busca de resultados é uma das ferramentas mais eficientes. “Cada profissional é diretamente responsável pelo seu próprio sucesso e precisa, portanto, identificar os gatilhos que vão ajuda-lo a conquistar os objetivos traçados. Claro que esse é um exercício diário de comprometimento, dedicação e disciplina, mas que dá retorno quando colocado em prática”, aconselhou Marcio Mancio, durante palestra promovida pela CDL-BG na noite de 22 de novembro, no Clube Ipiranga, de Bento Gonçalves.
Perante o público varejista, o especialista compartilhou dicas importantes que podem ser observadas para otimizar o contato com o público. “A primeira condição para o bom relacionamento é que o vendedor trate o consumidor com um amigo, a quem quer bem. Dessa forma, sempre será honesto e verdadeiro na abordagem, buscando o melhor para o cliente. Essa empatia genuína conquista, gera uma relação de confiança que facilita qualquer interlocução”, disse. Outra consequência dessa postura é que o comerciante se preocupará em gerenciar, pessoalmente, a satisfação do consumidor. “O cliente espera que o profissional de vendas o ajude a resolver problemas. Para isso, é importante que quem trabalha no comércio entenda de seu negócio, conheça o produto, seja solícito e criativo. Dessa forma, transformará o momento da compra em uma experiência marcante e bem-sucedida”, garantiu.
Com dinâmicas interativas e divertidas, Mancio mostrou, de forma prática, como o bom humor é uma ferramenta poderosa também no ambiente corporativo. “Passamos mais tempo no trabalho do que em qualquer outra atividade. Se cada um fizer a sua parte, podemos tornar esses momentos muito mais saudáveis, agradáveis e produtivos. Basta nos comprometermos com pequenas mudanças de hábitos todos os dias”, sugeriu.
Pro-atividade diante da crise
Compartilhando a proposição de que a mudança de atitude é fundamental na consecução de bons resultados, a CDL-BG vem oferecendo de forma contínua atividades de aperfeiçoamento e ferramentas de trabalho para seus mais de 500 associados – entre empresas dos segmentos do comércio e serviços. “As oportunidades estão disponíveis para todos, mas é preciso disposição para aproveitá-las e, depois, colher os frutos desse trabalho diferenciado. A campanha Bento Natal Premiado deste ano, por exemplo, está repleta de opções que incentivam as vendas. Cabe ao lojista utilizá-las a seu favor para fechar o ano de forma mais positiva”, avalia o presidente da entidade, Marcos Carbone
O Natal é a data comemorativa mais relevante para o comércio, concentrando o maior volume de vendas. Dados divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a partir de pesquisas feitas em todas as capitais, preveem a injeção de quase R$ 50 bi na economia nacional em função do hábito de trocar presentes – mesmo que o gasto médio caia aproximadamente 5% em 2016, no comparativo com o ano anterior.
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Fonte: Exata Comunicação
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