A exposição diária a situações de risco que geram o estresse continuado acendeu o alerta da Brigada Militar para cuidados com a saúde mental de integrantes da corporação. Após estudo do Comando-geral em conjunto com o Departamento de Saúde e de Ensino da instituição, foi criado o Programa Anjos. A aula inaugural, para militares que atuarão como facilitadores dentro das corporações, foi realizada na tarde desta terça-feira (29/9), por videoconferência.
O Programa Anjos visa quebrar o paradigma da habitual transmissão de informações de forma vertical, por meio de seminários promovidos pelos médicos psiquiatras do Quadro de Oficiais Especialistas em Saúde (QOES) e psicólogos contratados. A ideia, agora, é difundir as informações básicas adequadas de uma maneira mais direta ao público brigadiano.
Para isso, o curso vai capacitar militares estaduais voluntários que irão servir como facilitadores, auxiliando na identificação precoce e encaminhamento dos casos que necessitam de avaliação especializada. O voluntário não fará intervenções terapêuticas, mas servirá de facilitador para que a pessoa que necessita de atendimento chegue ao serviço especializado.
As vagas para o curso serão distribuídas entre os comandos regionais e departamentos a fim de alcançar o público da forma mais abrangente possível. Haverá um processo de seleção para avaliar o perfil dos interessados em atuar como facilitador. Serão dois encontros presenciais e cinco módulos de ensino à distância.
• Clique aqui e veja vídeo sobre o funcionamento do Programa Anjos.
Fonte: Brigada Militar
MOTOCICLISTA FICA FERIDA EM ACIDENTE NO MARIA GORETTI, EM BENTO GONÇALVES
HOMEM FICA FERIDO APÓS ACIDENTE NO BORGO, EM BENTO GONÇALVES
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo