Os municípios de Capão da Canoa, Torres e Tramandaí contam, desde o início de janeiro, com mais uma iniciativa de prevenção à criminalidade – os Grupos de Trânsito da Brigada Militar (BM). As ações são desenvolvidas pelas três companhias que integram o 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (2º BPAT).
Segundo o major Tiago Almeida, subcomandante do 2º BPAT, a iniciativa “prioriza a educação para o trânsito, garantindo maior fluidez na circulação e, consequentemente, evitando outros delitos, como vias de fato e lesões corporais entre condutores”. Para o oficial, é importante que os motoristas observem a sinalização das vias e que a cumpram com rigor, “evitando transtornos para o condutor, como ter o veículo recolhido ou notificado”, destacou.
Além de barreiras dinâmicas, buscando identificar e tirar de circulação armas, drogas e criminosos, os policiais militares desenvolvem ações educativas e preventivas e orientam condutores veranistas e também moradores.
Dicas para evitar transtornos
Segundo o major Almeida, entre as infrações mais recorrentes estão o estacionamento em locais não permitidos e o não uso do cinto de segurança. Para evitar transtornos, os condutores devem:
– Lembrar-se que a lei não tira férias. O uso do cinto de segurança na praia ou na cidade é obrigatório. Ele pode salvar vidas em caso de acidentes.
– Procurar locais onde seja permitido estacionar para deixar o veículo. Para encontrar vagas mais perto da orla é preciso se programar e chegar cedo à praia.
– Caso não encontre locais próximos à orla, uma opção é levar a família próximo à faixa de areia e retornar ao local de origem. Deixar o carro em casa ou estacionado mais longe evita transtornos e permite ao condutor fazer uma caminhada. Exercícios fazem bem à saúde.
– Caso vá ingerir bebidas alcoólicas, lembrar-se que álcool e direção não combinam.
Fonte: Palácio Piratini
Foto: Daniela Alvienes/PM5 e Everton de David/PM5
Vet Day da UCS promove feira de adoção de cães no próximo domingo, dia 26
Sparkling Night Run tem edição recorde com mais de 1,2 mil participantes neste sábado
Defender a vida sempre: CNBB manifesta preocupação com decisões judiciais sobre o aborto