Celebrada em cidades vinícolas da Europa, data contará com ações no Brasil a partir de 2018
A Serra e a Campanha Gaúcha lançam no próximo dia 12 o embrião do Dia Mundial do Enoturismo. A festividade ocorre no segundo domingo de novembro, quando se comemora o Dia Europeu do Enoturismo com ações realizadas em cidades ligadas à produção vinícola do velho continente. A partir de 2018, a data contará oficialmente com programações também no Brasil e em outros países da América do Sul tornando-se, assim, mundial. A iniciativa é realizada pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (Recevin), composta por mais de 800 cidades de 10 diferentes países, e foi costurada no Brasil por meio da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), presidida pela gaúcha Ivane Fávero, e apoiada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
Quatro atividades realizadas no Estado entrarão este ano na agenda do Dia Europeu do Enoturismo: em Bento Gonçalves, a Sparkling Night Run, realizada na noite de sábado, véspera da data; em Flores da Cunha, um brinde comemorativo será feito na vinícola Casa Venturini e o varejo da vinícola Panizzon terá a promoção de espumantes leve 6 pague 5; em Dom Pedrito, um outro brinde coletivo com espumantes alusivo à data no monumento histórico Caixa D’água, será oferecido pela Vinhos Aromas e Sabores.
No Rio Grande do Sul, maior polo vitivinícola do país, pelo menos 600 mil turistas circulam anualmente pela região da Serra e Campanha Gaúcha em busca das atrações que o universo da uva e do vinho proporciona.
“Com essas ações criadas aqui, esperamos mobilizar mais participantes a partir do próximo ano, quando a Recevin transformará a data em Dia Mundial do Enoturismo”, explica Ivane, acrescentando que o Uruguai e a Argentina também estão articulando ações para o próximo domingo e, da mesma forma que o Brasil, deverão encorpar as celebrações de 2018.
Articulação setorial
As demandas, os entraves e as possibilidades de desenvolvimento do enoturismo no Brasil foram tema da primeira audiência pública sobre a atividade realizada na Comissão de Turismo da Câmara Federal, no mês de outubro. Representantes do segmento, parlamentares e gestores do Ministério do Turismo (MTur) debateram no último dia 18 como reforçar a atividade no país.
Na ocasião, a turismóloga Ivane Fávero, presidente da Aenotur e representante do Ibravin na audiência, defendeu que o MTur reconheça o enoturismo como uma das modalidades nacionais de relevância, tendo em vista que o Brasil tem ganhado destaque internacional na produção de vinhos, sendo o 5º maior produtor do hemisfério Sul. Também solicitou apoio para a realização de pesquisas e monitoramento para a geração de dados sistematizados, embasando assim políticas públicas e estratégias do próprio setor. Outro pleito apresentado foi a inserção do enoturismo nas ações de promoção da pasta tanto no mercado interno, como no Exterior realizadas pela Embratur.
“Essa foi a primeira audiência no Congresso específica sobre a atividade, e isso para nós é um marco”, observa Ivane. “O enoturismo tem grande importância para a cadeia produtiva da uva e do vinho, principalmente para os pequenos produtores. A atividade também auxilia na fidelização e consolidação da produção vinícola brasileira no mercado interno”, complementa o gerente de promoção do Ibravin, Diego Bertolini.
O coordenador-geral de Atração de Investimentos do MTur, Rodrigo Marques, sinalizou que o Ministério poderá realizar um Anuário do Enoturismo, criando uma série histórica.
“O MTur tem apresentado várias possibilidades de integração do enoturismo com a gastronomia gourmet, a hotelaria de charme e produtos indiretos, como observação da natureza, cultura e religião. Este segmento oferece um leque de produtos e responde cada vez mais pela receita das vinícolas, principalmente quando agregado a outros produtos, e o Brasil possui grande vantagem comparativa nisso”, observou Marques.
Também estiveram presentes o diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do MTur, Rogério Cóser; a coordenadora do segmento de Turismo Rural do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), Andrea Faria, e a diretora do SPA do Vinho, Deborah Daldalt.
Como resultado da audiência, o deputado Herculano Passos, Coordenador de Enoturismo da Frente parlamentar de Defesa e Valorização da produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados, visitou a Serra Gaúcha na semana passada, entre os dias 2 e 5 de novembro, para conhecer a realidade do setor a fim de propor estratégias de estruturação e divulgação das rotas brasileiras de vinhos. A viagem contou com a articulação do Ibravin, Aenotur, Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria (Segh) e do Spa do Vinho.
Eventos que integrarão o Dia Europeu do Enoturismo no Brasil:
Sparkling Night Run
Data: 11 de novembro
Local: Bento Gonçalves
Mais informações: www.sparklingnightrun.com.br
Brinde festivo
Data: 12 de novembro
Local: Casa Venturini, Flores da Cunha
Evento fechado
Promoção de espumantes Pague 5 leve 6
Data: 12 de novembro
Local: varejo da vinícola Panizzon, em Flores da Cunha
Brinde festivo
Data: 12 de novembro
Local: Monumento histórico da Caixa D’Água, Don Pedrito
Foto: Gilmar Gomes/Ibravin
Fonte: Ibravin
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família