Os Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa foram acionados na tarde desta quarta-feira, dia 9, após um morador da cidade de Barão, localizar em um dos cômodos de sua residência um animal peçonhento.
Conforme informações, por volta das 15h, a corporação recebeu o comunicado de que haveria uma serpente dentro de uma residência. Já no local, com uso de roupa de aproximação, cautela e equipamentos específicos, os bombeiros realizaram a captura da serpente peçonhenta, ao qual foi identificada inicialmente como sendo da espécie cruzeira/urutu (Bothrops alternatus).
Esta espécie é comum no estado, sendo que tem preferência por áreas úmidas e sua dieta consiste em pequenos mamíferos, além de ser perigosa, uma vez que pode causar acidentes fatais ou mutiladores caso os cuidados não sejam de acordo. Após a captura o animal foi solto em mata nativa longe da população ou áreas agrícolas.
Os Bombeiros salientam os cuidados que são imprescindíveis para prevenção de situações assim, tais como:
Cuidados como manutenção do pátio, evitar deixar entulhos ou materiais que possam servir como toca, controle de roedores e insetos, utilização de botas e luvas quando for realizar trabalhos em áreas mais suscetíveis a animais peçonhentos, conferência de calçados ou roupas que estão a tempos em desuso, entre outras. Mas talvez o fator mais importante seja o cuidado com o meio ambiente, como evitar desmatamento de áreas florestais e queimadas, uma vez que todos os animais têm importantes funções em seu hábitat.
Central de Jornalismo/Unidade Móvel Difusora
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul