O bombeiro Fernando Lamberti Bissaco, de 29 anos, natural de Santiago, mas morador de Bento Gonçalves desde os 11 anos, está realizando um sonho particular: ele foi convocado para o curso de formação de oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina.
Bissaco ingressou no Corpo de Bombeiros Militar do RS em 2012, com 21 anos de idade, e desde então sempre atuou no quartel de Bento. Segundo ele, foram dois anos seguidos de batalha: do final de 2016 ao findar de 2018. Foram em média oito horas líquidas de estudo por dia direcionado para a área de segurança pública. Agora veio a convocação para o curso que inicia no dia 21 de dezembro e tem duração de dois anos.
– A carreira do oficial da Polícia Militar de Santa Catarina:
Para a aprovação e classificação no concurso público de oficial da Polícia Militar de Santa Catarina, é necessário passar por sete fases:
1ª Prova escrita
2ª Avaliação de saúde
3ª Avaliação física
4ª Avaliação psicológica
5ª Investigação social
6ª Entrega do exame toxicológico e da documentação para comprovação dos requisitos (entre eles o de formação em DIREITO)
7ª Curso de formação com previsão de 2 anos
Após os dois anos de formação, a carreira do oficial da PMSC começa no posto de 2º tenente podendo chegar até o posto de coronel.
Os Oficiais da PMSC (QOPM) exercem funções de: comando, direção e chefia nas atividades e Organizações Policiais Militares; juiz militar na vara especializada da Justiça Militar; autoridade de polícia judiciária militar; e autoridade policial militar para o exercício das missões de Polícia Ostensiva e de Preservação da Ordem Pública, bem como para os atos de polícia administrativa ostensiva.
ASSISTA:
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento