Neste sábado (8/8), ocorre o Dia Estadual em Homenagem aos Policiais Mortos em Serviço, data instituída através da LEI Estadual N°15.156, de 24 de abril de 2018 e inspirada na Portaria 643.A/EMBM/2016 da Brigada Militar, para homenagear os policiais militares que tombaram em cumprimento do dever.
Neste ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Instituição preparou um pequeno ato onde o Comando da Brigada Militar foi representado pela presença do Comandante do 9° Batalhão de Polícia Militar (9°BPM), Tenente-Coronel Fernando Gralha Nunes, para que sejam respeitadas as medidas de distanciamento controlado previstas nos Decretos Estaduais determinados pelo Governo do Rio Grande do Sul.
A solenidade foi realizada às 11h, no Largo Valdeci de Abreu Lopes, no bairro Santa Cecília, em Porto Alegre e foi transmitida ao vivo no Instagram da Brigada Militar @brigada_militaroficial. O local foi escolhido por ter o nome e representar o Cabo Valdeci, morto durante confronto com integrantes do Movimento Sem Terra (MST), em 8 de agosto de 1990, e hoje materializa um memorial.
A última morte no Estado foi a da Soldado Liliane Silveira Quintana, do 2° Regimento de Polícia Montada (2°RPMon). Soldado Quintana jamais imaginou que assumiria o seu último turno de serviço, pois no dia 2 de maio em deslocamento para atendimento de uma ocorrência se envolveu em um acidente com a viatura. Depois de 45 dias internada no hospital, veio a falecer após contrair o Covid-19.
Através das homenagens e lembranças, a Brigada Militar homenageia e lamenta ter perdido os valorosos profissionais que cumpriram o juramento que fizeram ainda no Curso Básico de Formação Militar quando ingressaram na Instituição.
Fonte: Brigada Militar
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor