Nos próximos dias, uma grande circulação anticiclônica, que ocorre em praticamente todo o território brasileiro, irá bloquear a chegada de frentes frias e, consequentemente, de massas de ar frio no Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 26/2022, publicado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga.
Este bloqueio atmosférico deve acabar na noite de segunda-feira, dia 11, quando está prevista a entrada de uma frente fria que atingirá todo o Estado, provocando ventos fortes durante a noite e madrugada de segunda para terça-feira e chuva até a tarde de terça-feira, 12, principalmente na Zona Sul e em toda a região Central do Rio Grande do Sul. Na quarta-feira, 13, a previsão é de tempo firme, com vento sul baixando as temperaturas em todo o Estado.
As rajadas mais fortes de ventos devem ocorrer em toda a Costa Leste, na Laguna dos Patos e Litoral Gaúcho. Os maiores acumulados de chuva previstos devem ocorrer em Dom Pedrito e Bagé (100 mm), Jaguarão e Santana do Livramento (80 mm), Rio Grande (75 mm), Canguçu (65 mm) e Capão do Leão e Quaraí (50 mm).
O boletim também aborda a situação das culturas de trigo, canola, olerícolas, frutíferas, pastagens cultivadas e campo nativo. Acompanhe todas as edições em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves