O blogueiro de vinho, Douglas Chamon, capixaba que adotou Bento Gonçalves desde 2015 para cursar viticultura e enologia, lidera dois projetos de valorização do vinho brasileiro. Criou dois grupos no aplicativo WhatsApp, que incentiva seus integrantes a degustarem e adquirirem vinhos nacionais.
“Foi através de amigos e familiares, de vários locais, que começamos um grupo pelo qual passava a eles questões de viticultura e enologia. Além disso, passava as degustações que fazia e faço nas vinícolas. Isto gerou uma apresentação dos vinhos para quem estaria distante, foi então que se pensou em fazer a compra, com alguma proposta junto aos produtores”, destacou Chamon.
Ou seja, uma compra por atacado nos mais de 230 integrantes do chamado “Clube do Vinho Brasileiro” de todo o Brasil (dez estados e quatro pessoas de outros países). Definiu-se então que a compra mínima seria de uma caixa, para facilitar as indústrias na hora de despachar. Foi assim que todos os meses vinícolas diferentes passaram a integrar o espaço. Produtos com descontos que chegam em até 30%.
Paralelamente, foi criado um projeto de vinificação. Diante da oportunidade de vendas de vinhos, foi proposto ao grupo a vinificação. A partir daí, com a aceitação e arrecadação (vaquinha dos integrantes), juntou-se mais de R$ 40 mil. Com este valor vinificou-se e os primeiros vinhos serão entregues no primeiro semestre deste ano. Um segundo grupo foi criado com mais de R$ 100 mil capitaneados e com novos integrantes.
“Sou um entusiasta, não porque o vinho é brasileiro, mas porque gosto da tipicidade e por isto valorizo a produção”, mencionou.
Acesso o blog http://www.adegadochamon.com/ e saiba mais sobre estas experiências.
Ouça a entrevista:
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação