Com a participação de 500 pessoas, aconteceu na noite desta sexta-feira, 24, no Ginásio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, um Super Bingo beneficente para arrecadar fundos para mais uma expedição com fins humanitários dos alunos, desta vez com destino à África.
Diversos prêmios foram entregues aos participantes, conforme acertos nas cartelas, bem como rodadas extras.
A diretora do Colégio, Maria Diva da Silva, disse que “o maior sinal do resultado positivo do nosso trabalho. Este grupo voltou fortalecido e conseguiu motivar e atrair outros jovens, ampliando o projeto”, comemora.
O professor Tiago Zílio, coordenador do projeto, salienta que as “pessoas vieram para se divertir, mas motivadas em fazer o bem”, comentou.
O evento teve o apoio da Rádio Difusora 890 AM.
O Projeto
No mês de julho, uma turma com alunos do nono ano e do Ensino Médio, participaram do projeto Missão Pará, quando ficaram por cinco dias inseridos na aldeia indígena Tupaiú, povoado Aningalzinho, às margens do Rio Arapiuns na cidade de Santarém/PA. Dessa aventura nasceu o curta-metragem “Iwí Angawaraitá”, que significa “Terra dos Encantados” no idioma Tupaiú. O curta foi destaque no festival “Meu Primeiro Filme”, uma promoção do Santander Cultural Porto Alegre e da Prana Filmes.
Desse projeto nasceu o grupo humanitário “Despertos” com o objetivo de realizar diversas ações de cunho humanitário, não só em Bento Gonçalves, como afirma o professor Tiago Zílio, coordenador do projeto “o objetivo é que com o passar do tempo a escola forme não só profissionais, mas pessoas que sejam antes de tudo humanas e o objetivo é fazer diversas ações na comunidade de Bento Gonçalves também, mas que nos leve para fora, para perceber os locais que a humanidade passa por diversos tipos de sofrimento, por realidades complexas”.
A proposta do projeto será uma viagem humanitária para Maputo, capital de Moçambique, no ano que vem. A escola Sagrado é mantida pelas irmãs apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, que já realizam um trabalho em uma escola no país africano, onde os alunos do grupo Despertos serão inseridos.
Os alunos Gustavo Pozza e Victória Boaro Bolesina, juntamente do professor Tiago Zílio estiveram na sede da Rádio Difusora para divulgar o evento nas últimas horas. Segundo Gustavo o objetivo é tentar levar uma “realidade diferente” para o povo de Moçambique “eles não tem uma realidade como a nossa então a gente pretende levar mantimentos, coisas pra educação, entre outros, que eles não tem acesso e que a gente pode levar até eles”.
Victória destacou a questão do alto número de órfãos e a luta contra a Aids em Moçambique “a gente percebeu que é uma realidade bem difícil, lá muitas crianças são órfãs e além de tudo tem a Aids, que é uma doença que predomina lá, então provavelmente a gente vai enfrentar algo muito diferente da nossa realidade e que vai ser muito construtivo pra nossa vida”.
Um pouco mais sobre o Despertos
Com origem do verbo “despertar”, Despertos surge com o objetivo de “acordar” o jovem grupo para o planeta Terra e seus problemas, para que possa ser feita uma intervenção e para tentar mudar a realidade tanto de quem recebe como de quem praticará a ação, sendo que esses possam ter uma percepção de mundo, sociedade e cidadania.
Curta a pagina do Despertos no Facebook.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Jantar beneficente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves ocorre neste sábado
Para bem receber ou para presentear, espumante mostra versatilidade para os encontros de final de ano