Biblioteca Solidária alcança mais de 80 crianças e adolescentes

Com o objetivo de incentivar a leitura na comunidade, a Biblioteca Pública Castro Alves iniciou a implementação do projeto Biblioteca Solidária. Tendo como lema “Um ato de amor e literatura!”, a equipe da instituição seleciona um bairro e entrega kits contendo um artigo de literatura (como livros, gibis) mais iguarias como chocolates e outros doces, em dias festivos como a Páscoa, Dia das Crianças e Natal.

Neste fim de semana quem recebeu a visita da Biblioteca foi o bairro Progresso III. A equipe da instituição contemplou 40 famílias e 88 crianças e adolescentes.

De acordo com Cláudia Reffati Benatto “a recepção foi muito acolhedora. Agradeceram e elogiaram essa aproximação que a Biblioteca está tendo neste período da pandemia. Uma forma de aliviar a dor é levando a leitura para elas. O chocolate é simbólico, o objetivo é o incentivo à leitura”.

A bibliotecária, Paula Porto observa a importância de se fazer um levantamento, por meio deste projeto, da realidade de cada bairro. “Inicialmente entramos em contato com um representante do bairro. Assim, sabemos em quais casas teremos que ir, que idades eles têm e quantidade de criança em cada casa. E o nosso primeiro bairro que vamos visitar vai ser o Progresso e chegar de surpresa para evitarmos marcar um dia e horário e gerar aglomeração”.

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, afirma que “essa é uma forma de descentralização das ações da Cultura e da Biblioteca Pública Castro Alves. É promover o acesso cultural que possa promover uma maior integração com a população, estreitando as relações com as pessoas que estão distantes, territorialmente falando, da Biblioteca. Dessa forma, abre-se espaços de fruição cultural”.

Quem quiser conhecer o projeto Biblioteca Solidária e colaborar com doações de livros e/ou brinquedos pode entrar em contato com a Biblioteca Pública Castro Alves pelo fone (54) 3452.5344.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: Biblioteca Pública Castro Alves / Divulgação

error: Conteúdo Protegido