A Biblioteca Pública do Estado (BPE) comemorará o aniversário de nascimento do poeta (1906-1994) com uma mostra que reúne fragmentos da vida e obra do autor e tradutor. A exposição ocorrerá na Sala de Leitura da BPE, de 28 de julho a 18 de agosto.
“Mario Quintana: 116 anos de poesia” apresentará o manuscrito de poema inédito do autor, doado neste ano pela Associação dos Amigos da BPE, assim como cópias de outros originais, fotografias, informações e documentos, além das edições dos seus principais livros.
“Mario Quintana era frequentador assíduo da Biblioteca Pública do Estado, considerada por ele um refúgio de estudo e lazer”, comenta a diretora da BPE, Morgana Marcon. “Recentemente, em nossas pesquisas, descobrimos que ele frequentava a biblioteca desde adolescente. Uma passagem do livro Da preguiça como método de trabalho cita que, quando o poeta tinha 17 anos, seu pai, incomodado, veio à Biblioteca Pública consultar o fichário para informar-se sobre quais livros o filho lia e saber de onde o menino tirava aquelas ideias. Por esta e outras razões, é mais que um prazer celebrar a vida e a obra desse saudoso poeta”, completa Morgana.
Como lembrança, os visitantes poderão escolher alguns poemas de Mario Quintana em um baú e levar para casa.
SERVIÇO
O quê: mostra Mario Quintana: 116 anos de poesia
Onde: Sala de Leitura da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre/RS)
Quando: de 28 de julho a 18 de agosto, de segunda a sexta, das 10h às 18h
Curadoria: Cláudia Antunes
Entrada franca. Visitas guiadas agendadas pelo telefone (51) 3244-5045.
Texto: Ascom BPE
Edição: Secom
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves