Biblioteca Pública Castro Alves renova obras nos Balaios da Saúde Literária em Bento

A Biblioteca Pública Castro Alves promove a difusão e a fruição dos bens culturais, ampliando a interação das pessoas com obras literárias. Nesta perspectiva, estimula o pleno uso de obras, além de descentralizar as ações da instituição, indo ao encontro de diversos públicos que compõem Bento Gonçalves. Entre os projetos de acesso ao livro, está o Balaio da Saúde Literária.

Nesta semana, a Biblioteca Pública renovou os Balaios da Saúde Literária com mais de 800 obras e publicações. O projeto tem o intuito de despertar o gosto e o hábito por obras literárias na população que frequenta as Unidades, e outros espaços de saúde do município. A distribuição dos balaios compreende mais de 20 pontos da cidade, em diversos bairros.

A auxiliar administrativa da Biblioteca Pública, Elisa Lentes, destaca sobre os benefícios da leitura e de oportunizar os Balaios para a comunidade. “A importância do Balaio para os locais de Saúde está na prática da leitura, que além de possibilitar o desenvolvimento linguístico e cultural da população, também auxilia na saúde mental, exercitando o cérebro, relaxando o corpo e a mente e prevenindo muitas possíveis doenças neurais.”

Conforme a bibliotecária Paula Porto, os Balaios são um instrumento de acesso à vida literária e à cidadania. “É fundamental que diversas obras estejam presentes no acervo selecionado pela equipe da Biblioteca Pública Castro Alves para compor o balaio, a fim de atender diversos leitores e proporcionar o encontro com gêneros literários que se comuniquem diretamente com eles. O objetivo principal é formar leitores e popularizar o acesso à leitura.”

Os livros ou publicações podem ser lidas enquanto o paciente aguarda o atendimento ou podem ser levados para casa e devolvidos ao final da leitura.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido