De 20 a 24 de abril, a Biblioteca Pública Castro Alves está promovendo a Semana do Livro que, neste ano, devido ao COVID-19, será adaptado ao formato digital. O evento evoca o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor que é comemorado no dia 23 de abril e também a passagem do Dia Nacional do Livro Infantil, que ocorre no dia 18 de abril, data de nascimento de Monteiro Lobato, considerado o pioneiro nesta área.
A instituição desta data foi realizada pela Unesco que internacionalizou uma antiga tradição da Catalunha, onde, em 23 de abril, comemora-se o Dia de São Jorge padroeiro daquela província espanhola e recorda-se o falecimento do escritor Miguel de Cervantes, ocorrido na mesma data, em 1616. O lema é “Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes”.
De acordo com o costume catalão, os livreiros entregam uma rosa juntamente com cada livro vendido neste dia e muitas pessoas presenteiam com livros e rosas seus amigos e familiares. A partir de 1995, a Unesco estendeu sua homenagem ao escritor inglês William Shakespeare, também falecido em 23 de abril de 1616, e passou a estimular os estados-membros a desenvolverem iniciativas próprias nesta data. Atualmente, autores, editores, professores, livreiros, meios de comunicação e bibliotecas, entre outros profissionais e entidades, mobilizam-se, em todo o mundo, para que o livro esteja na pauta do dia.
De acordo com o secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, “a Cultura segue marcando sua presença nesta realidade afetada pelo Covid-19. Estamos trabalhando em ações e atividades que possam ter acesso a todos para enfrentar esse momento delicado da comunidade”, destaca.
O evento Semana do Livro é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Casa das Artes e Biblioteca Pública Castro Alves em parceira com a Dom Quixote Livraria e Cafeteria.
Confira a programação completa:
20 de abril de 2020, segunda-feira – Balaio da Leitura Viva
Será feita a doação de obras literárias para as detentas da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves. Com o olhar focado na educação e ressocialização, a Biblioteca Pública Castro Alves irá realizar a doação de livros (que fazem parte do acervo destinado a projetos sociais).
21 de abril de 2020, terça-feira, 19h – Contação de Histórias On-line
Lançamento do vídeo de contação de história para a terceira idade: “A história de uma folha”, de Leo Buscaglia, com a Orientadora Educacional Cláudia Benato. O lançamento será feito nos canais de comunicação do Cultura Bento.
22 de abril de 2020, quarta-feira, 19h – Live “Cultura em Bento: desafios e possibilidades”
Live com a participação dos Escritores Daniel Poletti, Ismael Sebben e da Historiadora Dra. Cristine Tedesco, mediada pelo Secretário Municipal de Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares no Instagram @CulturaBento.
23 de abril de 2020, quinta-feira, 19h – Contação de Histórias On-line
Lançamento do vídeo de contação de história para crianças até 10 anos: “O menino azul”, de Cecília Meireles, com o Escritor Robert Melo. O lançamento será feito nos canais de comunicação do Cultura Bento.
24 de abril de 2020, sexta-feira, 19h – Live “Literatura em tempos de quarentena”
Live com a participação da Bibliotecária Eunice Pigozzo e dos escritores Sabrina Dalberto e Daniel Poletti, mediada pelo Escritor Roberto Melo no Instagram @CulturaBento.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Artes: Divulgação/SECULT
Reinaugurada a ponte sobre o Arroio Marrecão, em Santa Tereza
Cerca de 20 mil devotos participam da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio na manhã deste sábado
Secretaria da Saúde monitora pessoas que tiveram contato com animais infectados por gripe aviária