De 20 a 24 de abril, a Biblioteca Pública Castro Alves está promovendo a Semana do Livro que, neste ano, devido ao COVID-19, será adaptado ao formato digital. O evento evoca o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor que é comemorado no dia 23 de abril e também a passagem do Dia Nacional do Livro Infantil, que ocorre no dia 18 de abril, data de nascimento de Monteiro Lobato, considerado o pioneiro nesta área.
A instituição desta data foi realizada pela Unesco que internacionalizou uma antiga tradição da Catalunha, onde, em 23 de abril, comemora-se o Dia de São Jorge padroeiro daquela província espanhola e recorda-se o falecimento do escritor Miguel de Cervantes, ocorrido na mesma data, em 1616. O lema é “Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes”.
De acordo com o costume catalão, os livreiros entregam uma rosa juntamente com cada livro vendido neste dia e muitas pessoas presenteiam com livros e rosas seus amigos e familiares. A partir de 1995, a Unesco estendeu sua homenagem ao escritor inglês William Shakespeare, também falecido em 23 de abril de 1616, e passou a estimular os estados-membros a desenvolverem iniciativas próprias nesta data. Atualmente, autores, editores, professores, livreiros, meios de comunicação e bibliotecas, entre outros profissionais e entidades, mobilizam-se, em todo o mundo, para que o livro esteja na pauta do dia.
De acordo com o secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, “a Cultura segue marcando sua presença nesta realidade afetada pelo Covid-19. Estamos trabalhando em ações e atividades que possam ter acesso a todos para enfrentar esse momento delicado da comunidade”, destaca.
O evento Semana do Livro é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Casa das Artes e Biblioteca Pública Castro Alves em parceira com a Dom Quixote Livraria e Cafeteria.
Confira a programação completa:
20 de abril de 2020, segunda-feira – Balaio da Leitura Viva
Será feita a doação de obras literárias para as detentas da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves. Com o olhar focado na educação e ressocialização, a Biblioteca Pública Castro Alves irá realizar a doação de livros (que fazem parte do acervo destinado a projetos sociais).
21 de abril de 2020, terça-feira, 19h – Contação de Histórias On-line
Lançamento do vídeo de contação de história para a terceira idade: “A história de uma folha”, de Leo Buscaglia, com a Orientadora Educacional Cláudia Benato. O lançamento será feito nos canais de comunicação do Cultura Bento.
22 de abril de 2020, quarta-feira, 19h – Live “Cultura em Bento: desafios e possibilidades”
Live com a participação dos Escritores Daniel Poletti, Ismael Sebben e da Historiadora Dra. Cristine Tedesco, mediada pelo Secretário Municipal de Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares no Instagram @CulturaBento.
23 de abril de 2020, quinta-feira, 19h – Contação de Histórias On-line
Lançamento do vídeo de contação de história para crianças até 10 anos: “O menino azul”, de Cecília Meireles, com o Escritor Robert Melo. O lançamento será feito nos canais de comunicação do Cultura Bento.
24 de abril de 2020, sexta-feira, 19h – Live “Literatura em tempos de quarentena”
Live com a participação da Bibliotecária Eunice Pigozzo e dos escritores Sabrina Dalberto e Daniel Poletti, mediada pelo Escritor Roberto Melo no Instagram @CulturaBento.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Artes: Divulgação/SECULT
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha