Biblioteca Pública Castro Alves comemora 80 anos em Bento

Neste 20 de agosto de 2020 um das maiores referências culturais do município está de aniversário. A Biblioteca Pública Castro Alves comemora 80 anos. Desde a sua inauguração em 1940 até hoje, sua missão sempre foi de popularizar o livro, fomentar a leitura e de ser um centro que visa atender a comunidade em suas necessidades sempre crescentes de cultura, informação  e lazer, como demonstra a implementação da Biblioteca Digital, realizada na semana passada.

Atualmente, a Biblioteca, que está situada na Rua Barão do Rio Branco, 123, no Centro, e possui um acervo físico com mais de 30 mil livros catalogados, informatizados e disponíveis pela Internet para a consulta (bento.phlnet.com.br). Também possui com um Telecentro equipado com computadores e acesso gratuito à internet, Hemeroteca que reúne o acervo de jornais publicados no município, além de uma Biblioteca Infantil, onde acontecem oficinas e sessões de contações de histórias e uma Biblioteca Infantojuvenil.

Desde março, a instituição foi fechada devido à pandemia do coronavírus e está retornando gradualmente com os seus serviços dentro do estabelecido no protocolo de Distanciamento controlado. No retorno, os livros devolvidos vão ficar em quarentena por 14 dias, separados por data, e após esse período serão reinseridos no acervo permanente da Biblioteca.

Nas próximas semanas, deverá ser retomado o serviço de empréstimos de livros. O atendimento ocorrerá de forma individualizada e previamente agendada, por meio de telefone 3452.5344 ou 3451-8977, para verificar se o título desejado encontra-se disponível e combinar um horário de retirada.

A instituição tomou todas as medidas sanitárias como dispenser de álcool em gel, termômetro para a aferição de temperatura na entrada e instalação de uma proteção de acrílico no balcão de atendimento. Somente serão atendidas pessoas portando máscaras.

A bibliotecária, Paula Porto ressalta que “a nossa Biblioteca Pública vivencia um momento bonito, pois está comemorando 80 anos de laços com a comunidade. De 1940 para 2020, acompanhou diversas gerações, se modernizando com elas e atendendo as mudanças que advém delas. Isso reflete desde as aquisições de títulos para os acervos, nos temas das Feiras do Livro, nos projetos realizados junto aos educandários e outras entidades, até a implementação da Biblioteca Digital. É um percurso que transformou muitas vidas, que caminha lado a lado com a sua comunidade”.

Para se associar na Biblioteca Pública Castro Alves é preciso documento de identidade, comprovante de endereço atualizado (conta de água, luz ou telefone) e uma taxa anual de R$ 15,00. O horário de funcionamento é das é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Biblioteca Digital

Pioneira no Estado do Rio Grande do Sul, a Biblioteca Pública Castro Alves, desde a semana passada, entregou à comunidade a Biblioteca Digital. O projeto foi contemplado em 2018 por Edital do Governo Federal com recursos de R$ 100 mil. Com este aporte foram obtidos dispositivos de leitura de livros digitais (tablets), móveis para o novo espaço e a licença para acesso de uma plataforma de livros digitais.

Esta plataforma conta com um acervo de mais de 30 mil títulos de gêneros como infantis, infantojuvenis e adultos e em vários idiomas, além de jornais e revistas do mundo todo. O acesso à plataforma será gratuito e destinado livremente a toda a população residente em Bento Gonçalves por meio do site e do aplicativo Árvore dos Livros.

Para o secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, a Biblioteca Digital “é um marco na história cultural do município. Por ser a primeira do Estado a oferecer um acervo digital, ela nos coloca num patamar democrático de acesso à cultura e a informação. Dessa forma, promove uma expansão do conhecimento colocando para a população títulos que não tenha no físico e que pode ter no digital”.

Comemorando os 80 anos da Biblioteca Pública Castro Alves, inicia na data de hoje a liberação do acesso para utilizar a plataforma. Para realizá-la é necessário: enviar e-mail para bibliotecadigitalbg@gmail.com com documento de identidade e comprovante de endereço atualizado.

Observações:

– A liberação do acesso tem prazo máximo de até um dia útil após a solicitação do usuário, via e-mail;

– O usuário receberá por e-mail um login com o link e instruções sobre a plataforma;

– É de extrema necessidade o envio do documento de identidade (que mostre a data de nascimento), pois o conteúdo será liberado conforme a faixa etária.

Renovação do acesso:

A renovação ocorrerá conforme disponibilidade de logins, a solicitação pode ser feita pelos telefones: (54) 3452-5344 / 3451-8977 ou pelo e-mail: bibliotecadigitalbg@gmail.com, enviando somente o nome completo.

Prazos de acesso:

– De 5 a 13 anos: 15 dias;

– 14 anos ou mais: 25 dias

Como funciona a plataforma:

– O acesso poderá ocorrer de qualquer lugar por meio de computador, celular ou tablet;

– O leitor poderá acessar através do site: https://www.arvoredelivros.com.br/ ou baixar o aplicativo de celular “Árvore de Livros”, que é compatível com todos os sistemas operacionais, e permite ao usuário baixar até 3 (três) livros e ler off-line. Assim a leitura pode ser feita mesmo sem acesso à internet. O software da plataforma não permite cópias e download, cumprindo a legislação de direitos autorais;

– Com o login liberado, o leitor pode entrar no site da plataforma ou no aplicativo e escolher livremente entre as obras que estarão disponíveis de acordo com sua faixa etária;

– O sistema é bastante simples e permitirá a busca por autor, gênero ou assunto. É possível ler até três livros por vez e a plataforma permite que a leitura seja continuada de onde parou;

– Mesmo que um leitor esteja lendo um determinado livro, é possível que outras pessoas também possam ler, já que o acesso é virtual. Isso permite um alcance maior de obras a diferentes pessoas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/Biblioteca Pública Castro Alves

error: Conteúdo Protegido