A Biblioteca Pública Castro Alves iniciou no último sábado, 7, o projeto Biblioteca na Praça que vai ao encontro da formação de novos leitores e usuários, promovendo a difusão de bens culturais, ampliando o acesso à instituição, ao conhecimento e à informação. De caráter itinerante, ela pode ser montada em qualquer lugar e eventos, realizando serviços como novos cadastros, informações sobre o acervo físico e digital, e divulgação de projetos, ações e atividades que a Biblioteca Pública executa.
De acordo com a funcionária e orientadora educacional, Cláudia Benato, que coordena o projeto juntamente com a funcionária da Biblioteca Pública Ana Paula Sperança Santana, “no ato da inscrição, o usuário recebe o seu número de inscrição, para poder retirar livros na Biblioteca, e, também, damos um livro de presente. Estamos muito empolgados com este novo projeto de mostrar à comunidade a vida cultural que a Biblioteca tem. No sábado que foi a primeira vez, tivemos uma boa aceitação e conseguimos um bom número de usuários recentes, entre eles, o mais novo de todos os cadastrados, um menino de dois anos”.
A bibliotecária Paula Porto ressalta que o projeto “também visa fortalecer as políticas públicas para o setor cultural como um todo. Neste processo contínuo de estar a par das transformações que as sociedades têm, a Biblioteca precisa acompanhar essas mudanças que permitem expandir a nossa atuação em todos os meios sociais. Desta forma, o Biblioteca na Praça permite uma interação mais próxima e ativa”.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, coloca que o “Biblioteca na Praça tem um caráter de ampliar e permitir o acesso a uma cidadania cultural. Conforme os meios que dispomos e como a pandemia se comporta, conseguimos realizar estratégias de acesso e democratização, garantindo a plena fruição dos bens culturais”.
As próximas datas do projeto Biblioteca na Praça na Via Del Vino serão: 11 de setembro, 09 de outubro, 13 de novembro e 11 de dezembro, sempre das 8h30 às 11h30.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação/Biblioteca Pública Castro Alves
(RM)
Campanha do Agasalho irá auxiliar no encaminhamento ao mercado de trabalho
Os 50 anos do Sindilojas em uma exposição itinerante
Empresas terão um ano para adequação à Norma sobre riscos psicossociais no ambiente de trabalho