Biblioteca digital já conta com 120 inscrições em Bento

Pioneira no Estado do Rio Grande do Sul, desde o dia 13 de agosto a Biblioteca Digital é uma realidade em Bento Gonçalves. Nestes poucos dias já conta com 120 inscrições e com procura de usuários moradores de outras cidades como Caxias do Sul. Com acesso gratuito, a plataforma Árvore dos Livros possui um acervo de mais de 30 mil títulos dos variados gêneros como Infantil, Infantojuvenil e adultos e em vários idiomas, além de jornais e revistas nacionais e internacionais.

Segundo Paula Porto, bibliotecária da Biblioteca Pública Castro Alves, “estamos surpresos com a procura, resolvemos reservar 10% dos logins para moradores de outras cidades devido à procura e com o intuito de democratizar o acesso”. Destaca-se o acesso a livros como “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, títulos da escritora norte-americana Nora Roberts, espíritas e infantojuvenis.

“Com certeza a Biblioteca Digital é um grande ganho para o município. Somos a segunda biblioteca pública do país com acervo virtual e gratuito. É uma expansão democrática, pois visa à difusão e fruição dos bens e serviços culturais e fortalecer os laços de identidade entre a população e a Biblioteca Pública Castro Alves. E ela chegou em um bom momento. E quando falo assim é por causa da pandemia que estamos vivendo o qual precisamos respeitar as normas sanitárias vigentes”, destaca o secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares.

O projeto foi contemplado em 2018 por Edital do Governo Federal com recursos de R$ 100 mil. Com este aporte foram obtidos dispositivos de leitura de livros digitais (tablets), móveis para o novo espaço e a licença para acesso da plataforma de livros digitais.  Também foi possível ter um espaço físico próprio em formato de sala que possui 4 mesas, 16 cadeiras, 10 pufes, 1 armário, 1 tapete, 1 projetor e 30 tablets.

A sala será disponibilizada para projetos culturais e literários desenvolvidos pela instituição e será destinada sua utilização a grupos fechados, como escolas, integrantes da melhor idade, e outros a serem definidos posteriormente. Vale ressaltar que a sua abertura será realizada mediante o melhoramento do cenário sanitário provocado pela pandemia da COVID-19.

Para liberação do acesso é necessário:

Enviar e-mail para bibliotecadigitalbg@gmail.com com os seguintes documentos: Documento de identidade e comprovante de endereço atualizado.

Observações:

– A liberação do acesso tem prazo máximo de até um dia útil após a solicitação do usuário, via e-mail;

– O usuário receberá por e-mail um login com o link e instruções sobre a plataforma;

– É de extrema necessidade o envio do documento de identidade (que mostre a data de nascimento), pois o conteúdo será liberado conforme a faixa etária.

Renovação do acesso:

 A renovação ocorrerá conforme disponibilidade de logins, a solicitação pode ser feita pelos telefones: (54) 3452-5344 / 3451-8977 ou pelo e-mail: bibliotecadigitalbg@gmail.com, enviando somente o nome completo.

Prazos de acesso:

– De 5 a 13 anos: 15 dias;

– 14 anos ou mais: 25 dias

Como funciona a plataforma:

– O acesso poderá ocorrer de qualquer lugar por meio de computador, celular ou tablet;

– O leitor poderá acessar através do site: https://www.arvoredelivros.com.br/ ou baixar o aplicativo de celular “Árvore de Livros”, que é compatível com todos os sistemas operacionais, e permite ao usuário baixar até 3 (três) livros e ler off-line. Assim a leitura pode ser feita mesmo sem acesso à internet. O software da plataforma não permite cópias e download, cumprindo a legislação de direitos autorais;

– Com o login liberado, o leitor pode entrar no site da plataforma ou no aplicativo e escolher livremente entre as obras que estarão disponíveis de acordo com sua faixa etária;

– O sistema é bastante simples e permitirá a busca por autor, gênero ou assunto. É possível ler até três livros por vez e a plataforma permite que a leitura seja continuada de onde parou;

– Mesmo que um leitor esteja lendo um determinado livro, é possível que outras pessoas também possam ler, já que o acesso é virtual. Isso permite um alcance maior de obras a diferentes pessoas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Imagens: Divulgação/Biblioteca Pública Castro Alves/Árvore de Livros

error: Conteúdo Protegido