Roberto Cainelli Júnior será o vice-presidente e Roberto Meggiolaro o secretário
Os representantes das entidades que compõem o conselho Bento+20 definiram, em assembleia, o corpo diretivo que conduzirá os trabalhos do órgão para 2023. A diretoria, eleita por aclamação, terá novamente Adelgides Stefenon na presidência, Roberto Cainelli Júnior na vice-presidência e Roberto Meggiolaro como secretário. Todos são representantes do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), articulador da criação do conselho e uma de suas entidades instituidoras. “Agradecemos a confiança das entidades e da prefeitura municipal e permanecemos juntos no propósito de construir uma cidade cada vez melhor para todos”, disse Stefenon.
Várias metas já foram estipuladas para seu novo mandato. Entre elas está a estruturação de diretoria executiva para governança centralizada nos projetos e planos de ação, prezando pela continuidade das ações. Outras são a ampliação de ações conjuntas com os poderes Executivo e Legislativo, a instituição de novas entidades mantenedoras e a criação de diretorias de apoio em diversos setores para atuação conjunta com a presidência. “Estamos buscando sempre contribuir para uma Bento Gonçalves mais inovativa, pujante e humanizada”, observa Stefenon.
Ao longo de 2022, o Bento+20 manteve-se atuante no propósito de implantação dos objetivos do Masterplan, o documento que congrega as ações pensadas para o futuro da cidade. Dessa forma, todas as 12 câmeras técnicas (CTs) presentes no planejamento tiveram avanços com o trabalho do conselho, do qual fazem parte 27 entidades e o poder público.
Alguns dos destaques do ano foram o apoio na implantação do Inova Bento (CIC, prefeitura, Movergs, UCS/IFRS), o Centro de Inovação de Bento Gonçalves, através da CT de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo; o trabalho no desenvolvimento de um possível aplicativo turístico, por meio da CT de Serviços; e a apresentação do projeto realizado com a UCS para transformar o Lago Fasolo em parque, através da CT Urbanismo, Mobilidade e Infraestrutura.
Na CT do Meio Ambiente, houve trabalho conjunto com a Prefeitura na busca de adequação para oferta suficiente de água potável, do aumento do saneamento básico e tratamento de esgoto. Na da Segurança, o destaque foi para a atuação com a prefeitura e o Consepro, entre outros, na solidificação da Central de Polícia e uma ampliação do cercamento eletrônico. Já na CT da Saúde, uma das principais conquistas foi a implantação do Banco de Aleitamento materno, junto ao Hospital Tacchini.
Além dessas, mais importantes pautas foram trabalhadas a fim de trazer melhorias ao Bento+20. Uma delas é um projeto para a busca de mantenedores do conselho. Outra é o incentivo, junto a universidades, para que os acadêmicos produzam trabalhos de conclusão de cursos pensando em melhorias para a cidade.
O Bento + 20 é composto pelas Câmaras Técnicas da Cidadania; Comércio; Desenvolvimento Rural; Educação; Indústria; Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Saúde; Segurança; Serviços; Turismo; Urbanismo e Mobilidade e Infraestrutura.
Legenda: Bento + 20 tem como metas ampliar ações em benefício do futuro do município, sob o comando do presidente reconduzido ao cargo, Adelgides Stefenon e diretoria
Fonte: Exata Comunicação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor