Roberto Cainelli Júnior será o vice-presidente e Roberto Meggiolaro o secretário
Os representantes das entidades que compõem o conselho Bento+20 definiram, em assembleia, o corpo diretivo que conduzirá os trabalhos do órgão para 2023. A diretoria, eleita por aclamação, terá novamente Adelgides Stefenon na presidência, Roberto Cainelli Júnior na vice-presidência e Roberto Meggiolaro como secretário. Todos são representantes do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), articulador da criação do conselho e uma de suas entidades instituidoras. “Agradecemos a confiança das entidades e da prefeitura municipal e permanecemos juntos no propósito de construir uma cidade cada vez melhor para todos”, disse Stefenon.
Várias metas já foram estipuladas para seu novo mandato. Entre elas está a estruturação de diretoria executiva para governança centralizada nos projetos e planos de ação, prezando pela continuidade das ações. Outras são a ampliação de ações conjuntas com os poderes Executivo e Legislativo, a instituição de novas entidades mantenedoras e a criação de diretorias de apoio em diversos setores para atuação conjunta com a presidência. “Estamos buscando sempre contribuir para uma Bento Gonçalves mais inovativa, pujante e humanizada”, observa Stefenon.
Ao longo de 2022, o Bento+20 manteve-se atuante no propósito de implantação dos objetivos do Masterplan, o documento que congrega as ações pensadas para o futuro da cidade. Dessa forma, todas as 12 câmeras técnicas (CTs) presentes no planejamento tiveram avanços com o trabalho do conselho, do qual fazem parte 27 entidades e o poder público.
Alguns dos destaques do ano foram o apoio na implantação do Inova Bento (CIC, prefeitura, Movergs, UCS/IFRS), o Centro de Inovação de Bento Gonçalves, através da CT de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo; o trabalho no desenvolvimento de um possível aplicativo turístico, por meio da CT de Serviços; e a apresentação do projeto realizado com a UCS para transformar o Lago Fasolo em parque, através da CT Urbanismo, Mobilidade e Infraestrutura.
Na CT do Meio Ambiente, houve trabalho conjunto com a Prefeitura na busca de adequação para oferta suficiente de água potável, do aumento do saneamento básico e tratamento de esgoto. Na da Segurança, o destaque foi para a atuação com a prefeitura e o Consepro, entre outros, na solidificação da Central de Polícia e uma ampliação do cercamento eletrônico. Já na CT da Saúde, uma das principais conquistas foi a implantação do Banco de Aleitamento materno, junto ao Hospital Tacchini.
Além dessas, mais importantes pautas foram trabalhadas a fim de trazer melhorias ao Bento+20. Uma delas é um projeto para a busca de mantenedores do conselho. Outra é o incentivo, junto a universidades, para que os acadêmicos produzam trabalhos de conclusão de cursos pensando em melhorias para a cidade.
O Bento + 20 é composto pelas Câmaras Técnicas da Cidadania; Comércio; Desenvolvimento Rural; Educação; Indústria; Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Saúde; Segurança; Serviços; Turismo; Urbanismo e Mobilidade e Infraestrutura.
Legenda: Bento + 20 tem como metas ampliar ações em benefício do futuro do município, sob o comando do presidente reconduzido ao cargo, Adelgides Stefenon e diretoria
Fonte: Exata Comunicação
Assembleia presta homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul
BRDE quer ampliar parcerias em projetos de transição energética na Fiema Brasil 2025
Pouca chuva e temperaturas baixas marcaram o mês de abril