Atividade foi realizada pela Secretaria de Saúde, através do NUMESC-BG
Na quinta-feira (29), ocorreu no Complexo Administrativo, a XVI Mostra de Saúde e XVII Mostra de Estagiários realizado pela Secretaria de Saúde por meio do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva de Bento Gonçalves (NUMESC-BG). Na ocasião foram apresentados 24 trabalhos de funcionários da própria Secretaria, assim como, de estagiários de vários cursos que atuam nas unidades de saúde. Mais de 70 alunos e profissionais de saúde participaram da Mostra.
A acadêmica de Nutrição Bárbara Caldeira foi uma das premiadas e comentou sobre a participação na Mostra.
“Foi uma experiência diferente porque eu nunca tinha trabalhado com saúde pública, e o contato que havia tido até então tinha sido em aulas teóricas da faculdade. Essa foi uma oportunidade única de trabalhar com isso antes da formação”.
O também acadêmico de nutrição Luide Hoffmann, não escondeu a satisfação de ter feito parte do grupo que participou da atividade.
“Essa Mostra foi bem importante porque quando eu iniciei o curso de nutrição tinha o intuito de poder ajudar as pessoas e trazer um pouco mais de saúde. A nossa intervenção é bem importante nessa questão porque trata das crianças, fazendo com que desenvolvam uma alimentação saudável para que cresçam com saúde e qualidade de vida, e para que não tenham tantos problemas de saúde”.
A coordenadora do NUMESC BG, Núbia Beche Lopes, salientou acerca da importância da realização da Mostra.
“É muito importante essa Mostra porque traz resultados e ações que alunos e profissionais de saúde estão fazendo em suas unidades ou comunidades. É uma troca onde a gente fornece campo de estágio e surpreende com atividade e ações. A Mostra nada mais é do que a intervenção que o aluno ou profissional tem feito e como proporcionou inovação, ajudando na qualificação dos profissionais, equipe e comunidade onde estão inseridos. A qualidade dos trabalhos e banca tem sido cada vez melhores”.
Vencedores da Mostra
1º lugar, com nota 9,68
Acadêmicos de Nutrição da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com o projeto Cartilha Prática para Introdução Alimentar Ouro. Autores: Ana Júlia Rebelatto, Cristiane Borstel, Júlia Eduarda Pilatti, Michele Giralometto Fracalossi, Karen Mello de Mattos Margutti. Relator. Bárbara Caldeira e Luide Hoffmann.
2º lugar, com nota 9,62
Profissionais da Saúde que atuam no programa Melhor em Casa com o projeto Assistência Multidisciplinar na Reabilitação de Pessoa com Sequelas por Tempo Prolongado de Internação. Autor: Marizette Zanotto, Rosenilda Imperatori, Fernanda Lucena, Letícia Moura, Tamara Zaro, Michele Fracalossi. Relator: Fernanda Lucena e Rosenilda Imperatori.
3º lugar, com nota 9,52
Prática Educativa dos ACS na Prevenção e Controle de Infecções Transmissíveis com mulheres em sistema prisional. Autoras: Elisandra Cristina F dos Santos e Rosenilda Correa Imperator. Relator: Elisandra Cristina F dos Santos.
4 lugar com nota 9.5
Resultados da Auriculoterapia em Eventos Públicos. Autoras: Nubia Beche Lopes e Eda Maroso. Relatora: Nubia Beche Lopes
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/NUMESC-BG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor