Bento: UPA 24h volta a registrar demora nos atendimentos e novos médicos começam a atender neste final de semana

A reportagem da Rádio Difusora recebeu na tarde desta sexta-feira, dia 13, relatos de mais um dia de transtornos, alto fluxo de pacientes e demora nos atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) do bairro Botafogo, em Bento Gonçalves. Além disso a instabilidade do sistema de intranet da unidade impediu que pacientes fossem chamados para triagem e consequentemente para consultas.

Em alguns casos, pacientes relataram estar aguardando há mais de quatro horas para serem atendidos. Segundo a secretária de Saúde do Município, Tatiane Misturini Fiorio, ocorreu uma alto volume de pacientes procurando a UPA nesta tarde, e mesmo com toda a escala de médicos fechada, o que representa oito consultórios operando, houve atraso nos atendimentos, além dos problemas com o sistema.

Ainda segundo a secretária grande parte das pessoas que procuram o atendimento não são casos de urgência e emergência, e poderiam ser atendidos nas unidades de saúde dos bairros, porém ao procurarem a UPA acabam sobrecarregando a capacidade de atendimento da unidade.

“A gente está com toda nossa escala fechada, nós temos oito consultórios médicos, todos os consultórios estão com profissionais atendendo, o que que nós estamos observando nesses últimos dias é que muitos pacientes, que não tem critério de urgência e emergência, que são pacientes leves, com sintomas leves, estão procurando a unidade de pronto atendimento, muitas vezes porque precisam ficar um dia ou dois de repouso por alguma virose, alguma outra coisa e nos procuram em função da necessidade de atestado médico para entregar na empresa”

Ainda segundo Tatiane 80% dos casos atendidos na UPA são casos não urgentes ou pouco urgentes, por isso a secretária orienta para que as pessoas que não necessitem de atendimentos de urgência se dirijam até os postos de saúde em seus bairros. “A gente pede que as pessoas que tenham sintomas mais leves procurem as unidades de saúde dos bairros. Ontem fizemos reunião e nós temos unidades de saúde que tem ficha sobrando de atendimento, então essas pessoas podem procurar as unidades de saúde”.

Novos médicos

Neste final de semana três novos médicos começam a atender na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os novos profissionais foram contratados através de processo seletivo de médicos plantonistas, e chegam para suprir a demanda de profissionais da saúde do município.

A secretária destacou sobre a importância da contratação dos profissionais. “Esses médicos vão ser vinculados diretamente ao município, o que vai facilitar o trabalho aos atendimentos dos pacientes. São profissionais que chegam para somar e agregar, dando maior agilidade aos nossos serviços”.

Ainda de acordo com a Secretária “foi feito uma reorganização da nossa equipe administrativa na coordenação médica, tanto na unidade de pronto atendimento, quanto na estrutura da secretaria”. Nesta semana teve ainda o ingresso de dois profissionais médicos que irão trabalhar como coordenadores na Secretaria da Saúde, através das unidades básicas e serviços distribuídos no município, e um outro profissional que irá ficar na coordenação da UPA.

*Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura

Fotos: Reprodução / internautas

error: Conteúdo Protegido