A Accorde Filmes e a Fundação Casa das Artes irão promover uma sessão gratuita do longa-metragem A Superfície da Sombra na próxima terça-feira, 9 de outubro, às 19h30min, na sala de cinema da fundação, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Após a projeção, haverá um debate aberto ao público com a presença do escritor Tailor Diniz – autor do romance que inspirou o filme – e a produtora executiva Marilaine Castro da Costa, que também foi responsável pelo projeto de acessibilidade para espectadores com deficiência visual ou auditiva.
A Superfície da Sombra tem distribuição assinada pela Panda Filmes.
> O FILME:
A Superfície da Sombra é um thriller fantástico rodado no extremo sul do país em duas cidades com o mesmo nome – Chuí (Brasil) e Chuy (Uruguai). No cenário escolhido para apresentar a jornada de um forasteiro, a fronteira vai além dos limites físicos. Português e espanhol se fundem em um só dialeto não-oficial. Essa característica linguística, presente em 17 mil quilômetros de divisas no continente sul-americano, faz da produção o primeiro filme brasileiro totalmente falado em portunhol.
Produzido pela Accorde Filmes, o longa-metragem de Paulo Nascimento (melhor diretor no 37o. Festival de Cinema de Gramado por Em Teu Nome) é uma adaptação do livro homônimo do escritor gaúcho Tailor Diniz. O roteiro, também assinado pelo cineasta, dialoga com questões cotidianas do homem moderno, como suas características próprias e, ao mesmo tempo, universais. Ao abordar temas como distanciamento, solidão e generosidade, reencontra um passado não muito distante, violento e cruel da história latino-americana. Na tela, a realidade da fronteira do Brasil é retratada em duas pequenas cidades fictícias entre o Brasil e o Uruguai, separadas apenas por uma avenida, que as une em vez de separá-las.
O protagonista é interpretado pelo ator Leonardo Machado (vencedor do Kikito de melhor ator em 2009), que recentemente faleceu aos 42 anos vítima de um câncer no fígado. Outro destaque do elenco é o ator uruguaio César Troncoso (de O Vendedor de Sonhos e O Banheiro do Papa), que vive um dublê de coveiro e cantor de tangos. A direção de fotografia é de Renato Falcão – brasileiro radicado há 20 anos em Nova York e responsável pela fotografia de sucessos internacionais, como A Era do Gelo, Rio e O Touro Ferdinando.
Distribuído pela Panda Filmes, o longa também tem recursos acessíveis no Movie Reading – um aplicativo de audiodescrição, legendas e língua de sinais sincronizadas pelo celular ou tablet, inclusive nas salas de cinema.
Um filme que encanta justamente por não sabermos de que fronteira é essa que estamos falando: a real ou a da vida.
– A Superfície da Sombra é um filme de fronteira, mas não só a física demonstrada na história, mas essa invisível que habita dentro de todos nós. O filme se apresenta como thriller fantástico (já que temos que dar um gênero) com uma história onírica e estranha. Mas, juntando todas as pontas, podemos estar olhando para nós mesmos, para nossas decisões e consequências. Minha proposta foi seguir o livro e mergulhar nesse lugar estranho como mergulhamos nas descobertas e, assim, narrar uma história que pergunta seguidamente: de que lado estamos? De cá ou de lá da fronteira? Mais isso importa? Responde o personagem resumido o filme…e a vida – explica Paulo Nascimento.
> SINOPSE:
A trama gira em torno de Tony (Leonardo Machado), um homem solitário que viaja ao extremo sul do país para ver uma amiga que está à beira da morte. Ele não chega a tempo, mas encontra Blanca (Giovana Echeverria), com quem inicia uma relação imprevista. Ele se depara com uma cidade repleta de pessoas estranhas e acontecimentos misteriosos, tentando encontrar sentido nesse lugar. Mas o protagonista se envolve em uma rede de intrigas marcada por muitos enigmas locais. A fronteira é um limite, porém sem limites, onde é difícil diferenciar o que é ou não real. Tony acaba se perdendo, ou se encontrando ao longo de uma jornada onde não há diferença entre ele e suas almas.
> FICHA-TÉCNICA:
Elenco: Leonardo Machado, César Troncoso, Giovana Echeverria, Marcelo Crowshow, Sirmar Antunes, Karin Roepke, Clemente Vascaíno, Mariane Catalane, Naiara Harry, João França e Simone Telecchi.
Participação especial: Nelson Diniz
Roteiro e direção: Paulo Nascimento
Produção executiva: Marilaine Castro da Costa
Direção de fotografia: Renato Falcão
Direção de arte: Eduardo Antunes
Montagem: Marcio Papel
Design gráfico: Aline Bastos D´Ávila
Direção de produção: Mônica Catalane
Trilha sonora: Duca Duarte
Som: André Sittoni
Assistência de direção e preparação de elenco: Ane Siderman
Produção: Paulo Nascimento, Leonardo Machado e Marilaine Castro da Costa.
Distribuição: Panda Filmes
Duração: 87 minutos
Classificação etária: 14 anos
> BREVE CURRÍCULO DO ELENCO PRINCIPAL:
Além de Em Teu Nome, LEONARDO MACHADO atuou em Valsa para Bruno Stein, A Casa Verde e também produziu A Oeste do Fim do Mundo – todos com direção de Paulo Nascimento. Integrou ainda o elenco de O Tempo e o Vento, dirigido por Jayme Monjardim, e Contos Gauchescos, de Henrique de Freitas Lima. Na televisão, fez parte do elenco de Malhação, Senhora do Destino, O Clone, Viver a Vida e Salve Jorge – produções da TV Globo.
GIOVANA ECHEVERRIA despontou na TV em Malhação e na série Justiça, da TV Globo, e na novela Vidas em Jogo, da TV Record. Participou também do elenco da websérie A Lei de Murphy, do Gshow.
O uruguaio CESAR TRONCOSO é um nome conhecido no cinema latino-americano com participações em vários filmes, como O Banheiro do Papa,Em Teu Nome, Faroeste Cabloco, Hoje, Circular e A Oeste do Fim do Mundo. Também atuou na novela Flor do Caribe, da TV Globo.
> O DIRETOR:
Paulo Nascimento é um cineasta, produtor e roteirista gaúcho. Sócio da Accorde Filmes, já dirigiu oito longas-metragens e dois curtas, além de onze séries para a televisão – as quais também produziu os roteiros. Venceu prêmios em diversos festivais em Gramado (RS), Lapa (PR) e Toronto (Canadá).
> A PRODUTORA – ACCORDE FILMES:
Sediada em Porto Alegre e com bases em São Paulo e Nova York, a Accorde Filmes é uma empresa produtora de conteúdo audiovisual com 22 anos de atuação no mercado brasileiro e internacional, tendo produzido séries para Portugal e Globo Internacional, além de cinco longas-metragens, como Em Teu Nome – um dos filmes nacionais mais premiados em 2010 e que disputou a pré-indicação ao Oscar no mesmo ano. Também produziu A Oeste do Fim do Mundo – vencedor dos prêmios de melhor filme e ator no 41o. Festival de Gramado e atriz no Brazilian Film & TV Festival of Toronto, no Canadá.
Em 2014, a Accorde produziu a série Animal (GNT/Globo) com um grande sucesso de público e crítica. A empresa também trabalha na área de acessibilidade com audiodescrição e legendagem.
Em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Itália, UCS cria Cátedra de Italiano
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta 27 de abril na Fundação Casa das Artes
Praça Achyles Mincarone, em Bento, recebe Palco Cultural e Feira de Variedades neste domingo, 20