Número de crianças e adolescentes sobe para 104 na região. Ações de conscientização chamam a atenção para o diagnóstico precoce, que aumenta chances de cura
O câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. O diagnóstico precoce tem alta chance de cura chegando a 80% dos casos. Os sintomas são diversos e nem sempre chamam a atenção dos pais, que precisam desconfiar de qualquer comportamento, pois são difíceis de serem percebidos e também são comuns a outras doenças pediátricas. Com o objetivo de diminuir a taxa de mortalidade é que surgiu o Setembro Dourado, um movimento mundial que atua a partir de diversas ações de informação e conscientização. É o que um grupo de voluntários vem fazendo há 7 anos em Bento Gonçalves, onde os números mostram que os casos vêm aumentando.
Ligado ao Instituto do Câncer Infantil (ICI), com sede em Porto Alegre, este grupo vem crescendo ano após ano e desde 2021 atua com a chancela oficial do ICI, que presta assistência a pacientes de oncologia pediátrica no Rio Grande do Sul. São crianças e jovens que recebem tratamento multidisciplinar na sede do Instituto ou no Hospital Geral de Caxias do Sul, um dos seis complexos hospitalares conveniados que possuem centros de referência em oncologia pediátrica. Para ter as melhores chances de cura, o acesso a esses centros de atendimento especializado precisa ser rápido. São hospitais públicos ou conveniados ao SUS que cobrem praticamente todo o território gaúcho.
Pelo sétimo ano consecutivo, a comunidade de Bento Gonçalves vai ser impactada com ações do Setembro Dourado, tudo para ressaltar a relevância do diagnóstico precoce e do tratamento prévio, essenciais para a cura. Com os avanços em pesquisas e os novos protocolos de tratamento as possibilidades vêm sendo ampliadas, mas é fundamental identificar a doença no início. A Embaixadora do ICI em Bento Gonçalves, membro do Conselho de Administração do Instituto Gestão 2020-2024, Renata Sandrin, explica que o trabalho do Instituto engloba múltiplas ações. “Além do tratamento ao paciente, também é feito um amplo trabalho de acolhimento à família. Mas é no Setembro Dourado que que o ICI ganha mais visibilidade. Este movimento de conscientização é de extrema importância na prevenção e combate desta doença que vem acometendo nossas crianças e adolescentes”, destaca.
Acompanhe as ações do Setembro Dourado nas mídias sociais do @institutodocancerinfantil ou no site reparenodetalhe.com.
Casos na região
O aumento no número de casos na região assistidos pelo ICI indica que a doença vem avançando, pois os diagnósticos são ainda maiores. Atualmente, em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi e Farroupilha, o Instituto assiste 104 casos, sendo 24 somente em Bento. De 2001 para 2002 foram quatro novos casos, um deles em Bento Gonçalves.
Sobre o ICI
O Instituto do Câncer Infantil (ICI) há quase 30 anos assiste crianças e adolescentes com câncer de 0 a 19 anos, visando aumentar os índices de cura e a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. A instituição proporciona Consultas médicas, assistência integral e multidisciplinar nas áreas: Oncologia Pediátrica, Fisioterapia, Psicologia, Pedagogia, Odontologia, Psicopedagogia, Nutrição, Fonoaudiologia, Treinamento Funcional, Serviço Social, Apoio Jurídico e Terapias Alternativas como Reiki e Musicoterapia; Benefícios assistenciais como: Vestuário, calçados, cestas básicas e materiais de higiene e limpeza, além de apoio com transportes, medicações e exames especiais. Atividades de lazer e cultural, festividades, atividades de recreação e entretenimento para amenizar período de internação. Além da assistência, o ICI é referência em projetos de Pesquisas Científicas dedicados aos avanços de novos tratamentos e geração de conhecimento científico com parcerias nacionais e internacionais. Desde sua criação já foram atendidas 2.500 famílias.
Os sintomas do câncer infantojuvenil
– Cansaço e palidez
– Dores de cabeça e vômitos
– Perda significativa de peso
– Dor generalizada sem causa aparente
– Febre prolongada sem causa aparente
– Caroços no corpo
– Sangramento do nariz ou gengiva
– Manchas roxas na pele ou sangramento
– Aumento de tamanho da barriga
– Dores nos ossos
– Diminuição da visão ou perda de equilíbrio
– Reflexo branco nas pupilas
Mais informações pelo e-mail setembrodouradobento@gmail.com.
Fonte: Conceitocom Brasil
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21