Na próxima segunda-feira, 14, as Escolas Infantis da Rede Municipal retornam as aulas. O retorno é facultativo e deve ser realizado com 50% dos alunos. O reinício depende da classificação da região da Serra no Distanciamento Controlado.
A Secretaria de Educação já se prepara há meses para a retomada do ano letivo. Todas as escolas apresentaram os protocolos de contingência próprios para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da Covid-19 nas instituições, que foram aprovados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Escola). “Estamos prontos para este retorno das aulas há meses, nossos profissionais estão capacitados e os planos de segurança aprovados pelo Coe-E. Além disso, adquirimos EPIs, que serão utilizados pelos profissionais”, destaca a Secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques.
Os regramentos observam o transporte escolar, refeitórios e salas de aula, com distanciamento mínimo entre os alunos, uso de máscara e máximo de 50% de alunos em sala de aula (sempre nos mesmos grupos para facilitar o rastreamento de contactantes, em caso de caso positivo).
Será realizada higienização adequada dos espaços e todos os alunos terão a temperatura aferida antes de ingressar na instituição – no caso de temperatura igual ou superior a 37,8 graus, o estudante não poderá entrar na escola e será orientado sobre o acompanhamento dos sintomas.
O Município ainda definiu como protocolo obrigatório a testagem de todos os profissionais das escolas municipais – professores, diretores, funcionários – o que será realizado antes do retorno das aulas. Neste fim de semana, a Secretaria da Saúde irá realizar a testagem dos funcionário. Serão cerca de 530 profissionais testados, de 21 escolas. Se algum resultado for positivo o profissional será encaminhado para o tratamento e isolamento.
Horas aulas
Os alunos que não retornarem para escola continuam com as aulas online. Para isso, a Secretaria de Educação já organizou o cronograma dos professores, não tendo sobrecarga nas atividades e mantendo o conteúdo para os estudantes. Educadores Infantis de 30 horas ficarão 4 horas em sala de aula e 2 horas à disposição dos alunos que estão no ensino remoto. Professores de Educação Infantil de 20 horas ficarão 3 horas em sala de aula e 1 hora à disposição dos alunos que estão no ensino remoto.
EPIs
Foram comprados EPI’s através de licitação, termômetros, tapetes sanitizantes, luvas, propés, aventais, face shield, álcool em gel, sabonete líquido, papel toalha e máscaras inclusivas.
Capacitações
Dia 28 de agosto: capacitação com merendeiras e higienizadoras da Rede Municipal de Ensino. O evento virtual visou orientar as profissionais sobre o protocolo sanitário de uma possível volta às aulas.
Dessa forma, foi apresenta a legislação, bem como, a condução de ações como a higienização dos alimentos quando chega à escola, a questão do uso do refeitório ou não, de como servir o alimento, os cuidados com os Equipamentos de Proteções Individuais (EPIs).
Dia 24 de agosto a 3 de setembro: realizado o Seminário de Educação que aborda diversos assuntos como os cuidados em relação à saúde física e emocional de quem ensina, a relação da família com a escola e como se reinventar neste momento da pandemia. Visando a abordagem integral da educação. Atividades seguem até sexta-feira, 04.
Dia 10, 11, 12,14 e 17 de agosto: “Um Olhar para o Cuidado” – Professores Educação Infantil.
Dia 30 de julho: Katiane da Silveira – Psicopedagoga “Humanização no Espaço escolar”.
Dia 24 e 26 de junho: Psicóloga Bianca Stock “Escuta docente: partilha e estratégias, por escolas vivas em tempo de pandemia”.
De 14 de julho a 24 de agosto: Encontro com professores para adequar a flexibilização curricular 2020/2021.
Dias 08 de julho e, 02 de agosto: Encontro dos professores de Educação Física para compartilharem experiências das atividades remotas e avaliações.
Estão previsto para setembro: Encontros com psicólogas para Auxiliares de Educação Infantil, Professores dos anos finais, Ensino Médio e equipe diretivas.
Encontros circulares – JR – com equipes diretivas.
“Um Olhar para o Cuidado” – Professores Auxiliares de Educação Infantil
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: SMED
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação