Nesta quinta-feira, 10, a Secretaria de Educação realiza a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adquiridos para as Escolas Municipais Infantis, que retornam as aulas na próxima segunda-feira, 14. Na oportunidade é realizada a vistoria dos planos de contingência e novo treinamento dos profissionais. Integrantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Escola) acompanham a vistoria.
Foram entregues termômetros, tapetes sanitizantes, luvas, propés, aventais, face shield, álcool em gel, sabonete líquido, papel toalha e máscaras inclusivas. “Estamos entregando os equipamentos adquiridos para as escolas, que vão auxiliar neste retorno com toda a segurança, além disso estamos reforçando a capacitação dos profissionais. Tudo realizado dentro do planejamento da SMED”, destacou a Secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques.
O retorno para os alunos é facultativo e com máximo de 50% dos alunos em sala de aula. Os alunos que não retornarem para escola continuam com as aulas remotas. Para isso, a Secretaria de Educação já organizou o cronograma dos professores, não tendo sobrecarga nas atividades e mantendo o conteúdo para os estudantes. Educadores Infantis de 30 horas ficarão 4 horas em sala de aula e 2 horas à disposição dos alunos que estão no ensino remoto. Professores de Educação Infantil de 20 horas ficarão 3 horas em sala de aula e 1 hora à disposição dos alunos que estão no ensino remoto.
Todos os dias será realizada a higienização adequada dos espaços e todos os alunos terão a temperatura aferida antes de ingressar na instituição – no caso de temperatura igual ou superior a 37,8 graus, o estudante não poderá entrar na escola e será orientado sobre o acompanhamento dos sintomas.
O Município ainda definiu como protocolo obrigatório a testagem de todos os profissionais das escolas municipais – professores, diretores, funcionários – o que será realizado antes do retorno das aulas. Nesta sexta-feira, 11, e no sábado, 12, serão realizados os testes pela Secretaria de Saúde. Serão testados 530 profissionais, das 21 escolas, se alguém apresentar resultado positivo, o mesmo será encaminhado para tratamento e isolamento domiciliar.
Cartilhas de prevenção
A Secretaria de Educação também disponibiliza aos pais a cartilha contendo os planos de prevenção ao coronavírus. O material foi elaborado através da mentoria e assessoria para combate ao covid-19 realizada pelo Instituto Votorantim em parceria com Instituto Arapyaú e apoio técnico EloGroup.
A assessoria gratuita é realizada com orientação técnica e especializada em gestão de saúde para municípios em todo o território nacional, selecionados via edital e por meio de indicação de municípios. Material pode ser acessado no link
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rafael Albuquerque
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro