Bento: SMDA participa de reunião do COMAPA sobre a produção de uvas de qualidade superior em espaldeiras

Na reunião foram conhecidos os 12 primeiros agricultores contemplados com o projeto
Na manhã desta quarta-feira (13), a Secretaria da Agricultura participou da reunião do Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (COMAPA), referente ao projeto relacionado ao incentivo ao agricultor para a produção de uvas de qualidade superior em espaldeiras, com subsidio de 50% do valor de aquisição das mudas viníferas para o plantio de 1 hectare por ano em sua propriedade com até 30 horas / máquinas. O projeto é desenvolvido em parceria com a EMATER, Embrapa e IRFS-RS.
Na reunião foi debatido sobre a importância do projeto para os produtores rurais, e os benefícios com relação ao plantio das espaldeiras. Neste primeiro momento pelo menos 12 agricultores iniciarão o plantio da planta em suas propriedades. Ao longo dos próximos meses outros agricultores das mais variadas localidades do interior também receberão o incentivo.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, Cedenir Postal, destacou sobre o projeto.

“Todos os projetos que vem em benefício dos agricultores são válidos, e esse é mais um. As uvas viníferas começaram a ser mais valorizadas, e o projeto é um incremento para que o agricultor consiga plantar as variedades, produzindo uma uva de qualidade, e assim fazendo com que o vinho seja cada vez mais reconhecido”.

O subprefeito de Faria Lemos, Luiz Carlos De Mari, comentou sobre a realização do projeto e a execução junto à comunidade rural.

“Para nós o projeto é importante porque é o desenvolvimento da viticultura, e consequentemente também do distrito. Hoje nós temos vários produtores do nosso distrito inscritos e contemplados com o projeto. Com isso o turismo local também vai crescendo junto”.

O chefe do escritório da Emater/RS-Ascar, Thompson Didoné, destacou que “o projeto visa atender o mercado dos nossos produtores locais, com o intuito de produzir vinho de qualidade superior, e desta forma gerando um roteiro atrativo a mais no município, além de agregar renda na propriedade”.

O secretário da Agricultura, Volnei Christófoli, destacou acerca da produção de uvas em espaldeiras.

“É um projeto diferenciado e que nos orgulha muito de estar realizando. Isso tudo certamente irá proporcionar novas oportunidades de mercado ao nosso produtor, além, é claro, de terem esse espaço especial para cultivar a produção dessa variedade de uvas”.

A reunião contou com a presença do secretário da Agricultura Volnei Christófoli, subprefeitos dos distritos, do chefe do escritório da Emater/RS-Ascar, Thompson Didoné, do extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Neiton Perufo, do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, Cedenir Postal, gerente da agência Sicredi BG Agro, Marcelo Luis Bettoni, Gerente geral do Banco do Brasil Fabiano Matana, e demais representantes do COMAPA.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Rodrigo De Marco

error: Conteúdo Protegido