Diante da pandemia do coronavírus, o Setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde de Bento Gonçalves precisou reinventar maneiras de continuar o trabalho preventivo. Além da permanência das crianças em casa, as unidades de saúde precisaram, por um período, adotar medidas restritivas atendendo apenas casos de urgência/emergência odontológica.
A coordenação do programa passou a utilizar canais de comunicação entre equipe de saúde, escola e famílias. “Utilizamos uma ferramenta de fácil acesso às pessoas para divulgar breves orientações numa linguagem simples e de fácil entendimento. Estamos compartilhando conhecimento com os familiares por meio de mensagens. A partir de quando higienizar, como fazer, qual creme dental indicado e quanto utilizar“, destacou a coordenadora do setor Giovana De Bacco.
Alterações de cor, dente permanente nascendo por trás do dente de leite, conduta imediata em caso de acidentes domésticos (quedas, batidas na boca), incentivo à mastigação, também foram assuntos compartilhados com as famílias.
Com retorno das atividades escolares de educação infantil, foi dado suporte técnico da Secretaria de Saúde, adaptando a rotina de higiene bucal das crianças no ambiente escolar. “É um trabalho da Secretaria de Educação juntamente com a Secretaria de Saúde interessadas em promover a saúde das crianças com base na transmissão de conhecimento e informação”, destaca Giovana.
A coordenadora ainda apresentou um material com orientações e informações preventivas. O vídeo foi encaminhado pela 5ª Coordenadoria de Saúde para outros municípios.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Giovana De Bacco
4º Encontro Estadual Pumas e Fora de Série acontece em outubro
Rústica Sesc Caitá em Bento reuniu mais de 500 atletas neste domingo, dia 14
Tacchini Instituto de Pesquisa está com seis estudos com recrutamento de participantes em andamento