Diante da pandemia do coronavírus, o Setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde de Bento Gonçalves precisou reinventar maneiras de continuar o trabalho preventivo. Além da permanência das crianças em casa, as unidades de saúde precisaram, por um período, adotar medidas restritivas atendendo apenas casos de urgência/emergência odontológica.
A coordenação do programa passou a utilizar canais de comunicação entre equipe de saúde, escola e famílias. “Utilizamos uma ferramenta de fácil acesso às pessoas para divulgar breves orientações numa linguagem simples e de fácil entendimento. Estamos compartilhando conhecimento com os familiares por meio de mensagens. A partir de quando higienizar, como fazer, qual creme dental indicado e quanto utilizar“, destacou a coordenadora do setor Giovana De Bacco.
Alterações de cor, dente permanente nascendo por trás do dente de leite, conduta imediata em caso de acidentes domésticos (quedas, batidas na boca), incentivo à mastigação, também foram assuntos compartilhados com as famílias.
Com retorno das atividades escolares de educação infantil, foi dado suporte técnico da Secretaria de Saúde, adaptando a rotina de higiene bucal das crianças no ambiente escolar. “É um trabalho da Secretaria de Educação juntamente com a Secretaria de Saúde interessadas em promover a saúde das crianças com base na transmissão de conhecimento e informação”, destaca Giovana.
A coordenadora ainda apresentou um material com orientações e informações preventivas. O vídeo foi encaminhado pela 5ª Coordenadoria de Saúde para outros municípios.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Giovana De Bacco
Adolescente é alvejado a tiros no Pomarosa, em Bento Gonçalves
BRIGADA MILITAR APREENDE DOIS ADOLESCENTES POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E TRÁFICO DE DROGAS, EM CAXIAS DO SUL
Feriado de finados: EGR mobiliza ações para reforçar a segurança dos usuários