Desde sábado, dia 4, oficialmente Bento Gonçalves vivencia a Semana do Meio Ambiente Simone Dalla Costa Lemos. Destacando o tema Ações Sustentáveis, a Secretaria de Meio Ambiente através do setor de Educação Ambiental está realizando diversas atividades por meio do Projeto Eu Jogo Limpo com Bento.
O projeto busca estimular a população a realizar ações cotidianas que beneficiem o próprio cidadão e a comunidade, tendo atitudes coerentes com a legislação e com o próximo. Nas intervenções junto às escolas são realizadas palestras, visitas técnicas (à Associação de Recicladores e ao transbordo de resíduos orgânicos e rejeitos), jogo e material informativo/lúdico que retoma os assuntos abordados. Até o momento foram contemplado aproximadamente 500 alunos na programação da Semana do Meio Ambiente Simone Dalla Costa Lemos.
De acordo com a professora de Geografia da EEEF Luiz Fornasier, Sirlei Rizzardo, que acompanhou as visitas técnicas. Estas ampliam os conhecimentos sobre a correta separação e destinação do lixo, assim como, no desenvolvimento de consciência sustentável e cooperativista.
“Eles conhecendo essa parte daquilo que é jogado fora, ou seja, o que vira lixo, eles vão ter uma melhor consciência na separação do que pode ser reutilizado. E por meio do projeto de nosso educandário os alunos põe em prática visando às boas ações, visando também uma forma de comercializar. O dinheiro arrecadado é depositado em uma conta de cada turma, e no fim do ano é feita a divisão dos lucros. Desta forma, o projeto trabalha o cooperativismo, de como trabalhar juntos em prol da natureza”.
A bióloga Caroline Todeschini ressalta que as visitas técnicas vão de encontro aos temas sustentáveis que os educandários e instituições de ensino desenvolvem.
“A sustentabilidade é um tema bastante abrangente. Seus pilares são baseados, em resumo, no equilíbrio ambiental, social e econômico. Precisamos ter atitudes em prol da natureza, em prol das pessoas e da economia, especialmente a local. Além da preservação dos recursos ambientais, a Semana possibilita englobar ações de caráter conservacionista, sanitário, cultural, social, econômico. Tudo está interligado”.
O Secretário de Meio Ambiente, Osmar Bottega, coloca que o projeto possibilita entrar em contato de como funciona o sistema de descarte dos resíduos.
“O projeto Eu Jogo Limpo com Bento possibilita ter uma visão macro do processo que perpassa pelo setor industrial, a aquisição do produto pela pessoa, o momento do seu descarte (orgânico, eletrônico, medicamentos, entre outros) até a destinação na Associação de Recicladores e transbordo. Há um roteiro onde fazemos parte e precisamos cada vez mais que a boa e correta informação chegue a todos para, juntos, preservamos o patrimônio ambiental”.
6º Batalhão de Comunicações
Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, a SMMAM realizou uma Conversa Consciente sobre Resíduos (a salvaguarda do patrimônio verde) no 6º Batalhão de Comunicação. Na ocasião, a equipe do setor de Educação Ambiental destacou sobre as atitudes sustentáveis praticadas no cotidiano como a separação e destinação correta dos resíduos.
Para mais informações sobre o Projeto Eu Jogo Limpo, entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente pelo telefone 3055 7190 – Setor de Educação Ambiental.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira