O Prefeito Guilherme Pasin reuniu nesta quinta-feira, 30, os setores de epidemiologia da rede pública, e de infectologia do Hospital Tacchini para tratar sobre o coronavírus. Na oportunidade foi criado um Gabinete de Verificação e entendimento do caso para ações de prevenção.
Estiveram presentes o Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, o coordenador do setor de Epidemiologia da SMS, José da Rosa, Coordenador Médico, Marco Antônio Ebert, coordenadora do setor de infectologia do Tacchini, Nicole Alberti Golin e gerente de relações do Hospital, Humberto Tomasi Godoi.
Durante o encontro foram levantados dados e informações sobre como identificar casos suspeitos, como será o tratamento do paciente e em quais casos o morador deve ser levado para hospitais de referência.
O protocolo seguido é o mesmo definido pelo governo federal. O Ministério da Saúde só considera o caso como suspeito de coronavírus se o paciente tiver os sintomas de infecção respiratória, febre e tosse, além de ter viajado à China ou tido contato próximo com alguém que esteja com o vírus.
As equipes de saúde já estão sendo orientadas sobre os procedimentos.”Estamos monitorando a situação e já estamos informando as equipes sobre os procedimentos, vamos utilizar o conhecimento adquirido durante os casos de H1N1 como base, agora o trabalho é de informação e prevenção”, disse o coordenador da epidemiologia, José da Rosa.
A coordenadora da infectologia do Tacchini também destacou que “a prevenção é importante neste momento, mas a população deve ficar tranquila. Todos cuidados necessários estão sendo tomados”, ressalta.
“Buscamos levantar dados, informações e orientações para criar estratégias sobre esta pandemia mundial. Não podemos ficar a mercê do tempo e esperando que o problema aconteça, estamos prevendo e nos precavendo destas situações”, destacou o Prefeito Guilherme Pasin.
Nesta quinta-feira, a Organização Mundial de Saúde declarou o vírus emergência de saúde pública internacional. Foram confirmados 9.300 mil casos de pessoas infectadas e 212 mortes por coronavírus. No Brasil não existem casos confirmados.
Fake News
No início desta semana a Secretaria de Saúde foi surpreendida com uma notícia falsa sobre um caso de coronavírus em Bento Gonçalves. “Conseguimos agir rapidamente e desmentir a notícia que circulava nas redes sociais. Pedimos que as pessoas não brinquem com um assunto tão sério. Bento não apresentou até agora nenhum caso da doença. Se tiverem que compartilhar algo, que sejam as formas de prevenção”, destaca o Secretário.
Como prevenir?
A Secretaria da Saúde também orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
-evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
-realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
-utilizar lenço descartável para higiene nasal;
-cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
-higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
-não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados;
-evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
-evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
-Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Fonte: Prefeitura de Bento Gonçalves
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor