Na noite de quarta-feira, dia 6, ocorreu na Fundação Casa das Artes a abertura da 2ª Conferência Internacional de Educação Ambiental, com o objetivo de difundir e aprofundar conhecimentos sobre a importância da educação ambiental.
O evento vai até sexta-feira, 8, com a presença de grandes referências na área para discutir e refletir sobre as práticas da educação ambiental no Brasil, avaliando a implementação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), perspectivas e estratégias futuras. O evento é realizado pelo Instituto Venturi, com apoio da Prefeitura, através da secretaria de Educação.
Um dos desafios da CIEducA é promover uma ampla reflexão sobre as lacunas que existem nas ações conduzidas pelos diversos públicos envolvidos e buscar uma adequada compreensão da educação ambiental, bem como as incongruências e contradições sobre o assunto.
Durante a cerimônia de abertura, o Coro Canarinhos realizou uma apresentação.
Simone Dalla Costa Lemos
Durante o cerimonial foi realizada uma homenagem a funcionária pública Simone Dalla Costa Lemos. Durante a sua vida construiu uma carreira pautada na ética e na preocupação e ação em causas relacionadas às pessoas e ao meio ambiente.
Professora, com formação em Licenciatura curta em Ciências – 1º Grau, Licenciatura Plena em Biologia e Pós Graduação Latu Sensu em “Uso racional dos recursos naturais e seus reflexos no meio ambiente”, foi professora nas Escolas da Rede Municipal desde 1990. Também exerceu o ofício de Professora Universitária na UCS Campus Bento Gonçalves, em cursos Licenciatura, por quase uma década, nos anos 2000, contribuindo na formação de centenas de Professores.
No ano de 1998 assumiu atividades na SMED, onde, entre diferentes funções, coordenou a área de Ciências e Meio Ambiente. Foi protagonista na implementação da Coleta Seletiva no Município de Bento Gonçalves. Em 2009 fundou o Setor de Educação Ambiental na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, onde atuou até o final de sua vida.
Foi Coordenadora de diversas ações voltadas ao Meio Ambiente, como o Projeto Viva a Natureza, da FIEMA Brasil, por três edições. Em parceria com a colega Caroline Todeschini escreveu o livro “O Encanto da Cascata”, em 2013.
“Esse momento está acontecendo hoje e muito pelo motivo da presença da Simone até hoje aqui conosco. Muito mais de falar de uma super mulher, de uma super professora. Simone pensava a Educação Ambiental como pensava a própria vida: do mesmo amor que falava da família dela falava sobre o tema. Seu exemplo nos mostra que sim, vale a pena lutar pelo meio ambiente”, ressaltou a secretária de Educação, Adriane Zorzi.
Trilhando novos caminhos… Rumo à Sustentabilidade
Na tarde da II Conferência, a equipe da SMED apresentou o planejamento pedagógico sobre sustentabilidade. Intitulado Trilhando novos caminhos… Rumo à Sustentabilidade”, foi explanado sobre a trajetória do percurso desenvolvido pela rede municipal de educação no município nas questões voltadas para a sustentabilidade e toda a sua transversalidade.
Por meio do questionamento “Qual educação precisamos oferecer hoje para garantir uma vida mais sustentável até 2030?”, desde 2021 a pasta pública promoveu capacitações para as equipes diretivas e professores sobre este olhar para o meio ambiente.
“Nós precisamos estar abertos e trazer mais oportunidades para as nossas crianças para termos um mundo melhor. A transformação começa pela educação, pois ela nos traz conhecimento, construção, aprendizagem. Das mais simples, até as mais significativas. A relacionar com outro, a trocar ideias, que vão somar pelo nosso caminho. O simples fato de eu plantar uma árvore, separar o lixo, já mostra a minha atitude em relação a um futuro sustentável”, destaca a secretária de Educação, Adriane Zorzi.
Arlinda Cézar, Presidente do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais e organizador da II Conferência Internacional de Educação Ambiental destaca o exemplo do município na execução das ações multiplicadoras relacionadas à Educação Ambiental.
“Bento Gonçalves é nossa melhor referência no Rio Grande do Sul, quiçá no Brasil ou uma das melhores do país. Exatamente por esta característica de trabalhar junto, como foi apresentado pela equipe da SMED, promovendo pela interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade. A base foi enraizada, e estamos vendo o trabalho, pois os professores são os multiplicadores e realizam em suas áreas atividades de conscientização sobre a sustentabilidade”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves