As sessões iniciaram em setembro e são voltadas para idosos que estão na fila de espera por atendimento de fisioterapia geriátrica
A Secretaria de Saúde (SMS), através da Coordenação de Fisioterapia, realiza desde setembro o projeto Fisioterapia em Movimento, iniciativa itinerante voltada para atender idosos. O projeto leva os serviços para diferentes bairros do município, facilitando o acesso do paciente as ações já referenciadas pelos médicos da rede. O objetivo é de reduzir o tempo de espera nos atendimentos, e, principalmente, promover a educação em saúde, incentivando a continuidade dos cuidados e exercícios em casa após o término das sessões.
A primeira etapa consistiu em avaliações nos bairros Jardim Glória, São João, São Roque, Progresso, Licorsul e Santa Marta, com direcionamento ao público que está na fila de espera da Fisioterapia Geriátrica, sendo posteriormente expandido para a Fisioterapia Motora, abrangendo um novo público. Até o momento, com um mês e meio de atividades já foram avaliadas em torno de 100 pessoas.
As sessões são conduzidas por um fisioterapeuta da rede pública e uma estagiária de fisioterapia. Cada local recebe 10 sessões, realizadas uma vez por semana. Ao longo do projeto, serão realizados ciclos de atendimento em diferentes localidades, com duração aproximada de 2 meses e meio em cada bairro.
A coordenadora de Fisioterapia da Secretaria de Saúde Débora Bettu Grigolo destaca que “temos o compromisso de levar o bem-estar e saúde a população, com o compromisso de que o atendimento seja o mais eficaz e próximo possível do nosso usuário. Nós também mantemos esse vínculo com o movimento através da distribuição de folders com os exercícios para que o usuário aprenda e possa levar esse movimento para o resto de sua vida”.
Ainda conforme a coordenadora “além disso, mantemos os atendimentos nos locais voltados para a fisioterapia para a população com cuidados em caráter de urgência como a nossa fila de pós-operatório e casos graves e agudos, ao qual conseguimos reorganizar e baixar em 75% o tempo de espera desses atendimentos de urgência na fisioterapia”.
A secretária de Saúde Daiane Piuco enfatiza que “sabemos que esse projeto já tem dado grande resultado junto a comunidade, ainda mais que tem somado junto a população idosa, que por vezes tanto necessita desse atendimento diferenciado. É válido ressaltar ainda que os atendimentos nos bairros facilitam a difundir os propósitos de ajuda ao próximo”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Dom José Gislon – Perdoados pelo amor e pela misericórdia de Deus
Duo gaúcho de piano e voz é indicado ao Prêmio Mundial da Música Católica neste Jubileu de 2025
Mês do Autismo: palestras abordaram o funcionamento da mente neurodivergente