A Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves, realiza no próximo sábado, dia 16, o Dia D de vacinação contra Febre Amarela nos distritos de Faria Lemos, São Pedro, Tuiuty e Vale dos Vinhedos. A ação ocorre das 8h às 14h. O objetivo é atualizar a carteira de vacinação dos moradores do interior.
A Febre Amarela urbana pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegpty. Desde 2009, o Estado não registrava presença do vírus causador, porém neste ano, houve a confirmação laboratorial da circulação em cidades da região como Farroupilha e Caxias do Sul. O que reforça as medidas de prevenção.
Segundo a coordenadora do setor de imunizações, Luíza Do Rosário pessoas que não possuem comprovação vacinal contra a febre amarela são consideradas não imunizadas e devem procurar a unidade básica de saúde de referência. “No próximo sábado, vamos realizar o dia D de vacinação para os moradores do interior, que são áreas mais propícias para o aparecimento desta doença. Mas, pedimos que todos que ainda não se vacinaram que procurem a unidade mais próxima para imunização, cada local conta com dia especifico para vacinação”, destaca.
A vacina contra a febre amarela precisa ser aplicada somente uma vez entre os cinco e os 59 anos. Crianças devem tomar a primeira dose aos 9 meses e um reforço aos 4 anos.
Confira algumas dicas de prevenção:
-O fechamento de caixas de água e tambores de coleta de agua da chuva deve ser completo, tampas que não se encaixam muito bem ou madeiras usadas para fechamento destes depósitos não são eficazes. Nestes casos é necessário usar plásticos ou telas antimosquitos para evitar a entrada de insetos.
-O uso de repelentes de corpo e de tomada nos locais com infestação é importante principalmente no início da manhã (entre 7 e 10 da manhã) e final da tarde (entre 16 e 18 da tarde) que são os horários de atividade dos mosquitos transmissores da dengue.
-O mosquito da dengue não tem hábitos noturnos.
-Ficar atento aos sinais das doenças também é importante para o encaminhamento rápido a uma unidade de saúde.
Febre amarela: Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, calafrios, dores de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.
Serviço
Dia D de vacinação Febre Amarela
Horário: 8h às 14h
Locais: Subprefeitura de São Pedro
Unidade 15 da Graciema
UBS Tuiuty
UBS Faria Lemos
Quem pode vacinar: pessoas entre os cinco e os 59 anos
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Arquivo / Divulgação
(KPJ)
Esportivo estreia pelo Gauchão Série A2 em menos de um mês
Diocese de Caxias do Sul emite nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA BR-470, EM CARLOS BARBOSA