A Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves, realiza no próximo sábado, dia 16, o Dia D de vacinação contra Febre Amarela nos distritos de Faria Lemos, São Pedro, Tuiuty e Vale dos Vinhedos. A ação ocorre das 8h às 14h. O objetivo é atualizar a carteira de vacinação dos moradores do interior.
A Febre Amarela urbana pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegpty. Desde 2009, o Estado não registrava presença do vírus causador, porém neste ano, houve a confirmação laboratorial da circulação em cidades da região como Farroupilha e Caxias do Sul. O que reforça as medidas de prevenção.
Segundo a coordenadora do setor de imunizações, Luíza Do Rosário pessoas que não possuem comprovação vacinal contra a febre amarela são consideradas não imunizadas e devem procurar a unidade básica de saúde de referência. “No próximo sábado, vamos realizar o dia D de vacinação para os moradores do interior, que são áreas mais propícias para o aparecimento desta doença. Mas, pedimos que todos que ainda não se vacinaram que procurem a unidade mais próxima para imunização, cada local conta com dia especifico para vacinação”, destaca.
A vacina contra a febre amarela precisa ser aplicada somente uma vez entre os cinco e os 59 anos. Crianças devem tomar a primeira dose aos 9 meses e um reforço aos 4 anos.
Confira algumas dicas de prevenção:
-O fechamento de caixas de água e tambores de coleta de agua da chuva deve ser completo, tampas que não se encaixam muito bem ou madeiras usadas para fechamento destes depósitos não são eficazes. Nestes casos é necessário usar plásticos ou telas antimosquitos para evitar a entrada de insetos.
-O uso de repelentes de corpo e de tomada nos locais com infestação é importante principalmente no início da manhã (entre 7 e 10 da manhã) e final da tarde (entre 16 e 18 da tarde) que são os horários de atividade dos mosquitos transmissores da dengue.
-O mosquito da dengue não tem hábitos noturnos.
-Ficar atento aos sinais das doenças também é importante para o encaminhamento rápido a uma unidade de saúde.
Febre amarela: Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, calafrios, dores de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.
Serviço
Dia D de vacinação Febre Amarela
Horário: 8h às 14h
Locais: Subprefeitura de São Pedro
Unidade 15 da Graciema
UBS Tuiuty
UBS Faria Lemos
Quem pode vacinar: pessoas entre os cinco e os 59 anos
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Arquivo / Divulgação
(KPJ)
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul