Bento: Secretaria da Educação e Ministério Público realizam a formatura dos alunos do curso “Vivências da Justiça Restaurativa”

Ato ocorreu nesta quinta-feira, dia 4, na Fundação Casa das Artes
A tarde desta quinta-feira (04), foi de muita emoção para os participantes do curso de Vivências da Justiça Restaurativa, promovido pela Secretaria de Educação (SMED) e o Ministério Público. Cento e quarenta pessoas, entre profissionais da rede municipal, saúde e segurança participaram da formatura na Fundação Casa das Artes. A ação visa auxiliar na formação da autonomia emancipatória dos profissionais da educação; diminuir a incidência no ambiente escolar; aproximar a escola, como espaço social da comunidade onde está inserida, através do diálogo restaurativo; fortalecer os vínculos escolares, possibilitando o diálogo e a escuta.  O curso, que aconteceu em julho, teve como ministrantes as profissionais Marlisete Alessi e Vanise Marconi.Marlisete comentou sobre a realização do curso com as profissionais da rede de educação. “Agora em julho realizamos a formação de vivência para monitores de escolas da rede municipal, técnicos de enfermagem e administrativo. A ideia foi preparar, fazer uma escuta com esses profissionais. Na verdade, percebemos que como trabalhamos com a prevenção, precisamos que mais pessoas estejam engajadas para serem facilitadoras na escola. Por isso a importância do curso das vivências da justiça restaurativa”.

A Promotora Carmem Lúcia Garcia comentou que “é com imensa alegria que participei da formação de hoje. Foi formado um grupo bastante significativo de novos facilitadores. Pessoas que vão trabalhar muito pela cultura da paz, por isso parabenizo a todos que fizeram parte do curso”.

O idealizador do projeto, promotor Élcio Resmini Menezes destacou que “hoje podemos mais, é o dia de nos encontrarmos para fazermos a diferença. A formação dos facilitadores possibilita um grupo para implementar a paz através desse belo trabalho. São pessoas preparadas para fomentar a cultura da paz junto a crianças e adolescentes”.

A secretária da Educação, Adriane Zorzi também destacou sobre o trabalho realizado, enfatizando o cuidado com as crianças e adolescentes. “A ação representa o término de mais uma etapa da formação de profissionais da rede municipal. Essas pessoas estão preparadas a dar outro olhar, para podermos prevenir qualquer tipo de violência ou privação dos direitos e ajudar crianças e adolescentes das escolas da rede. É um olhar para o trabalho de escuta, diálogo e construção da paz”.

O Prefeito, Diogo Siqueira também comentou sobre a importância da realização do projeto junto aos profissionais da educação. “É um projeto que foi crescendo, e ganhando importância junto aos facilitadores. Um programa institucional criado pelo Ministério Público e abraçado por todos, e simples de ser realizado. É uma bela iniciativa que fará toda a diferença na vida das pessoas, dessas crianças e jovens. Tudo isso através desse belo trabalho feito nessa capacitação”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Rodrigo De Marco

error: Conteúdo Protegido